Uso e ensino da Libras são debatidos em encontro

A Língua Brasileira de Sinais, a chamada “Libras”, ainda é pouco difundida pelos centros urbanos, apesar de ser reconhecida por lei federal. Pensando nisso, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão realizando o “III Encontro Sobre a Cidadania e Surdez: (Re)Pensando o Uso, o Ensino e a Difusão da Libras” durante esta semana, em Arapiraca.

Descrição da imagem: ilustração do alfabeto de Libras.

O evento começou nesta quarta-feira (8) no auditório da Ufal campus Arapiraca, com apresentações culturais de ginástica circense e recital em Libras e palestras sobre o “Uso da Libras e sua Importância na Consolidação da Identidade Surda” e “O Regionalismo na Libras: Formas Diferentes de (In)Comunicação”.

Esta terceira edição também compreende estas quinta (9) e sexta-feiras (10), com apresentações de trabalhos e mesas temáticas como o professor da Libras, sua formação e atribuições, novas perspectivas para o ensino da língua brasileira de sinais e difusão desta prática., com professores da Ufal Arapiraca, Maceió e Delmiro Gouveia.

Além disso, há oficinas de noções básicas da Libras, maculelê, ginástica circense e sobre surdez. É dever do poder público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional.

Fonte: site Aqui Acontece por Ascom – Arapiraca.

One thought on “Uso e ensino da Libras são debatidos em encontro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website