Técnica mais barata para detectar câncer

Descrição da imagem: ilustração de um doutor fazendo algumas análises sobre a doença.Em uma palestra de 11 minutos, Jorge Soto, um engenheiro eletrônico do México, explicou como pretende revolucionar o diagnóstico de câncer no mundo. Ele faz parte de uma equipe de cientistas e pesquisadores que desenvolveu um novo método para diagnosticar com antecedência a doença, a partir do rastreamento de uma classe de moléculas associadas a diferentes tipos de câncer e conhecidas como microRNAs.

“O diagnóstico do câncer atualmente é caro e de difícil acesso. Nosso objetivo foi encontrar uma forma mais simples e barata de detectar a doença”, disse Soto ontem, durante sua apresentação no TED Global, no auditório instalado na Praia de Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro.

Funcionamento. A partir de uma amostra de sangue, o equipamento desenvolvido por Soto e seus colegas detecta a presença dos microRNAs. Uma reação química faz com que o microRNA seja identificado por uma cor fluorescente, explicou Soto.

O equipamento onde a amostra de sangue é inserida lembra o formato de uma cafeteira e nele há espaço para conectar um smartphone.

Após 60 minutos, tempo de duração da análise, a imagem com a presença (ou não) dos microRNAs é enviada para o celular conectado ao equipamento.

Se a doença for confirmada, o smartphone recebe também uma informação sobre o tipo de câncer constado no organismo do paciente.

Palestras. A série de palestras do TED Global na manhã de ontem incluiu ainda o depoimento da astrônoma Wendy Freedman, que falou sobre a construção do supertelescópio GMT (Giant Magellan Telescope) com alcance muito superior aos equipamentos atuais.

Flash

Encontro. As conferências do TED Global foram divididas em 12 categorias para apresentar novos conceitos sobre diferentes problemáticas globais.

Evento no Rio
Hoje é o último dia da conferência Ted Global, no Rio de Janeiro. O encontro reúne mentes criativas do mundo todo, que atuam nos setores mais diversos. É a primeira vez que as palestras da Ted Global são realizadas num país latino-americano.

Ao todo são 65 palestras de, no máximo, 18 minutos cada uma sobre os mais variados assuntos. Os participantes apresentam ideias e iniciativas inovadoras, que valem ser compartilhadas.

Flash
Encontro
. As conferências do TED Global foram divididas em 12 categorias para apresentar novos conceitos sobre diferentes problemáticas globais.

Fonte: site do Jornal O Tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website