Sesc realiza IV Jogos Paulista para deficientes visuais

O Sesc Taubaté se prepara para realizar o IV Jogos Paulista Sesc/FPDC. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de março e conta com o apoio da Federação Paulista de Desportos Para Cego.

A competição, que chega a sua quarta edição, conta com apresentações, jogos, clínicos e vivências, onde o público terá a oportunidade de conhecer as modalidades do Desporto Paralímpico praticadas por deficientes visuais.

Participam dos Jogos as instituições filiadas ao FPDC, localizadas na capital, litoral e interior do estado.

Os interessados em participar das atividades devem fazer inscrição na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.

Descrição da imagem: deficientes visuais jogando futebol.
Confira abaixo a programação completa:

Dia 28, sexta-feira
10h – Clínica de arbitragem – Modalidade Goalball
Com Carla Patricia da Mata, árbitro internacional, coordenadora nacional de arbitragem da modalidade.Vagas limitadas.

19h – Recepção das delegações
Atividade esportiva e cultural de recepção dos atletas, técnicos e dirigentes das equipes participantes dos jogos.

Dia 29, sábado
8h – Natação
A modalidade para deficientes visuais apresenta pequenas adaptações, tanto no processo de ensino aprendizagem quanto à aplicação de regras.

8h – Atletismo
O atletismo para deficientes visuais contempla as seguintes provas: corrida de velocidade (100, 200 e 400 metros), corridas de meio fundo (800 e 1.500 metros), corridas de fundo (5.000 e 10.000 metros), corridas de revezamento (4×100 e 4×400), provas de rua e maratona, saltos (triplo, distância e altura, arremessos e lançamentos (peso, dardo e disco e provas combinadas (pentathon – disco, peso, 100, 1,500m distãncia). Essa modalidade será realizada na pista de atletismo do campo da CTI – Rua Luis Pasteur S/N

8h30 – Goalball
Série A e B Masculino | Série única – feminino
Esporte idealizado especificamente para prática de pessoas com deficiência visual. Criado na Alemanha, logo após o término da Segunda Guerra Mundial como alternativa de lazer aos combatentes, egressos do conflito que apresentavam lesões visuais. Trata-se de um jogo coletivo praticado por três atletas titulares e três reservas, sendo utilizado uma bola com guizos internos.

9h – Xadrez
O xadrez adaptado para deficientes visuais não constitui em uma modalidade paralímpica. No entanto congrega diversos enxadristas disseminados em todos os continentes.

15h – Jogo de cabra-cega – Pais e filhos
A cabra-cega é um jogo recreativo em que um dos participantes, de olhos vendados, procura pegar o outro dentro de espaço delimitado. Aquele que for agarrado passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano.

15h30 – Drum Circle – Oficina de Roda de Tambores
Prática em grupo onde as pessoas de diversas idades, culturas e etnias se reúnem em roda utilizando vários instrumentos percussivos (Tambores, pandeiros, berimbau, ganzás, maracás, agogôs) com o propósito de criar canais de comunicação por meio do som e da música.

17h30 – Confraternização
Intervenções, apresentação musical, atividades recreativas e premiação das modalidades de natação, atletismo e xadrez.

Dia 30, domingo
8h30 – Goalball
Série A e B Masculino; Série única – feminino

10h – Jogo exibição de futebol de 5
O futebol de cegos é baseado no futebol de salão ou futsal, com quatro jogadores na linha e um goleiro. A modalidade tem algumas adaptações como bandas laterais para seguranças dos participantes e o goleiro é o único que enxerga durante o jogo.

11h – Clínica e apresentação de Powerlifting – Levantamento de peso para Deficientes Visuais.
Com Dirigente e atleta da Federação Paulista de Levantamento de Peso Modalidade de levantamento de peso bastante difundida no Leste Europeu e na Ásia, principalmente na Turquia e no Irã. Competidores das três classificações oftalmológicas: B1, B2 e B3 competem juntos, utilizando as regras das competições convencionais.

15h– Vivência – Basquete aquático com vendas
Obrigatória apresentação do cartão de matrícula do Sesc e o exame dermatológico.

Fonte: site Guia Taubaté.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website