Semana reflete igualdade de oportunidades aos deficientes

Descrição da imagem: Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Guaramirim onde funciona o Caesp. A sede possui várias cores.“Construindo uma história de igualdade de oportunidades para todos! Apae Brasil: 60 anos fazendo inclusão”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto. De acordo com a Apae de Guaramirim, que foi criada há 29 anos, o movimento que acontece em todo o Brasil, anualmente, tem como um dos objetivos a possibilidade de todos voltarem o olhar para as pessoas com deficiência. 

E em olhando para elas colocar-se no lugar do outro e refletir se fosse eu a pessoa com dificuldade de inclusão no mercado de trabalho, na escola, de locomoção e acessibilidade, morosidade na concretização de exames que possibilitam a prevenção de doenças, entre outros. 

A entidade diz que o repensar se faz necessário na família, na escola, na comunidade, nos conselhos, na saúde e demais órgãos à construção de uma história de igualdade e oportunidades para todos. E lembra, ainda, que a prevenção de deficiências é uma responsabilidade de todos e que das atitudes de hoje dependem o amanhã das crianças. 
A Apae mantém no Facebook o “Prevenção de Deficiências Apae de Guaramirim”. Mais informações pelo telefone 3373-0140.

Apae realiza a passeata da prevenção nesta quarta-feira na Rua 28 de Agosto

Uma atividade de impacto acontece nesta quarta-feira (20), quando a Apae realiza a 3ª Passeata sobre Prevenção e Acessibilidade, com saída às 8h30min no pátio da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus e parada defronte a Câmara de Vereadores. Toda a comunidade está sendo chamada a participar, preferencialmente com camisetas brancas e cartazes de acordo com o tema. 

Ao final da caminhada será encenada na Câmara de Vereadores a peça teatral “Prevenir é melhor que remediar” pela própria equipe da Apae de Guaramirim, por volta das 9h30min, com reapresentação no mesmo local, às 14h30min. “O nosso pessoal está se esforçando muito nos ensaios”, diz a diretora do Caesp/Apae, Jandira Vrés Freitag. 

Além destas ações, a Apae faz uso dos órgãos de comunicação social e outras mídias para divulgar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Diversas faixas estão estendidas em locais estratégicos de Guaramirim com frases como “Inclusão… privilégio de conviver com as diferenças!”, “Acessibilidade: um direito de todas as pessoas!” e “70% a 80% das deficiências podem ser evitadas!”.

Entidade mantém programa de estimulação essencial para crianças

O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Maria Anna Malutta”, mantido pela Apae de Guaramirim, conta com 97 educandos. Destes, 15 fazem parte do Programa de Estimulação Essencial voltando ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Elas recebem atendimento pedagógico, fonoaudiológico, fisioterápico, equoterápico, além do acompanhamento de médico pediatra e neurologista. 

De acordo com a diretora do Caesp/Apae, Jandira Vrés Freitag, é fundamental trabalhar a estimulação essencial. Ela diz que a avaliação é gratuita e pode ser agendada pelo telefone 3373-0140. “Quanto mais cedo esta questão for tratada, melhor o desenvolvimento da criança e a qualidade de vida no futuro”, ensina.

VÍDEO – A Apae lançou concurso de vídeo entre alunos do ensino médio de Guaramirim com o tema “Prevenção de Deficiências”. Os estudantes foram desafiados a formarem equipes de até seis pessoas com orientação de um professor, para montar um vídeo abordando tudo sobre prevenção de deficiência. 

O prazo de entrega foi no dia 18, segunda-feira, no Caesp. Cinco deles serão escolhidos e apresentados pela equipe do Caesp e entre eles, um será o vencedor. O resultado será divulgado no dia 26 de agosto e no dia 29 a premiação, uma viagem ao Beto Carrero World, em Penha.

Fonte: site Jornal do Vale do Itapocu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website