SBB promove encontro para deficientes visuais em Curitiba

Descrição da imagem: de um lado uma Bíblia fechada e do outro uma Bíblia em Braille aberta.A Biblioteca Pública do Paraná será palco do II Encontro de Pessoas com Deficiência Visual de Curitiba (PR), promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O evento, programado para 16 de agosto, às 14 horas, terá como tema “Ser Cidadão”, visando despertar a pessoa com deficiência visual para a conquista de seus direitos, valorizar o que já foi conquistado e ainda mostrar o que pode ser feito para que esse público seja incluído na sociedade.

“Desde 2012, a Biblioteca Pública do Paraná conta com uma Bíblia em Braile completa, garantindo a seus frequentadores o acesso ao livro mais lido e traduzido de todos os tempos. Esta também é uma forma de promover inclusão e acessibilidade”, destaca o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert. Por meio do programa “A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual”, a SBB distribui gratuitamente a Bíblia Sagrada em braile a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas.

O encontro na capital paranaense oferecerá uma programação cultural e interativa, focada na disseminação das Sagradas Escrituras. Entre os destaques, estão as exibições do vídeo sobre programa “A Bíblia para Pessoa com Deficiência” e do filme sobre o nascimento de Jesus. Ambas as projeções possuem audiodescrição. Na sequência, haverá a palestra “A SBB servindo pessoas com deficiência”, que será ministrada por Emilene Araujo, gerente de Projetos Sociais da SBB. Está incluída ainda a encenação teatral “Contando História”, com grupo Nós na Mala, que abordará a luta da pessoa com deficiência ao longo do tempo. Os telefones para confirmação de presença são (41) 3221-4900 e 0800-727-8888 (SBB).

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, 1% da população do Brasil é formada por deficientes visuais, ou seja, 1,7 milhão de pessoas. No entanto, dados do Censo demográfico do ano 2000 apontam para números diferentes. De acordo com o estudo realizado pelo IBGE, há 11,8 milhões de brasileiros com deficiência visual, dos quais cerca de 160 mil possuem incapacidade total de enxergar.

Saiba mais sobre o trabalho da SBB com pessoas com deficiência visual.

Serviço
II Encontro de Pessoas com Deficiência em Curitiba
Data:16 de agosto de 2013
Horário:14 horas
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – PR
Informações e confirmação de presença: (41) 3221-4900, com Cleonice ou Cleomira, ou pelo 0800-727-8888 (SBB)

______
Com informações da Assessoria de Comunicação da SBB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website