Prótese biônica para as pessoas sintam o que estão tocando

Descrição da imagem: homem usando a prótese que lhe proporciona sentir o que está tocando.As próteses podem mudar a vida de uma pessoa que teve um ou mais membros do corpo amputado. Mas uma invenção da Case Western Reserve University promete revolucionar este mercado permitindo que, além da função estética e prática – pegar coisas – elas façam com que os usuários possam sentir o objeto que estão tocando.

Para realizar o feito a nova mão biônica utiliza sensores que são conectados diretamente aos nervos. Os cientistas da universidade americana conseguiram programar o cérebro humano para identificar as sensações do tato transmitidas pela prótese como textura, pressão e temperatura, etc.

O estudo, que foi publicado na revista Science Translational Medicine, relata que a prótese inteligente permitiu que uma pessoa vendada conseguisse diferenciar um pedaço de lixa de um pedaço de velcro, por exemplo. A inovação também resolveu a sensação do membro fantasma, em que o paciente sente dor na mão ou pé que não existe mais.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo é que o sistema possa ser implantado em larga escala em, no máximo, dez anos.

Fonte: Hypennes/Catraca Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website