Primeira Corrida de Surdos de Manaus está marcada para o fim de setembro

Ilustração de algumas pessoas correndo em uma pista de corrida.No dia 26 de setembro, ocorre a Primeira Corrida de Surdos de Manaus, evento voltado para a inclusão social e esportiva. O Anfiteatro da Ponta Negra, na zona oeste da capital, será o ponto de partida dos corredores. Com percursos de 3 e 5 quilômetros, a iniciativa é voltada para pessoas com deficiência auditiva e o público em geral.

A corrida é promovida pela Associação de Surdos de Manaus (ASMAN), que presta serviço de utilidade pública educacional recreativa, social e desportiva para os deficientes auditivos da cidade de Manaus. De acordo com o organizador e professor de Educação Física da instituição, Keegan Bezerra Ponce, a iniciativa quer incentivar a prática esportiva e informar toda a população sobre os direitos da pessoa surda.

“É a primeira vez que estamos realizando um evento desses e as expectativas são as melhores, porque o nosso alvo é integrar o deficiente auditivo com toda a sociedade e mostrar que a nossa cidade é a capital do respeito à diversidade”, ressaltou o organizador.

Mesmo faltando quase três semanas para a competição, muitos atletas surdos já estão se preparando para a corrida. Para o deficiente auditivo, Raimundo Macedo, 29, mais do que ganhar a medalha, o importante é levar para casa a certeza que será aceito pelos outros.  “Eu estou muito feliz com este grande evento, porque vai ser mais uma oportunidade de mostrar a todos que somos pessoas normais e queremos estar integrados. Convido toda a comunidade manauara para prestigiar esse grande evento”, destacou.

No dia do evento,  a programação começará a partir das 16h com um breve aquecimento e aulas de body combat e attack. Em seguida, às 17h, será dada a largada das categorias de 3km e 5km. Os três primeiros colocados receberão medalhas e prêmios dos patrocinadores. A idade mínima para participar é a partir dos 12 anos.

“Pensamos em criar essa corrida também para homenagear os 25 anos dos Jogos da Escola Estadual Augusto Carneiro, que desde a década 1990 realiza competições voltadas para os deficientes auditivos de Manaus. Por isso estamos planejando uma tarde de grandes atrações culturais também”, ressaltou Keegan Bezerra.

As inscrições podem ser feitas no site www.ticketagora.com.br, até o dia 20 de setembro, no valor de R$30. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, terão desconto de 50% na taxa da inscrição. A retirada do kit pode ser feita nos dias 24 e 25 de setembro, na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, na Avenida Joaquim Nabuco, 2274, bairro Praça 14, Centro de Manaus, de 8h as 18h.

 Fonte: site D24am por Amanda Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website