Motoristas de ônibus e cobradores recebem curso para atendimento aos idosos e deficientes

Descrição da imagem: em uma auditório, profissionais do transporte público estão reunidos recebendo orientações.Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Manaus começaram a receber nesta segunda-feira (4) aulas de capacitação voltadas para o atendimento prestado a idosos e pessoas com deficiência. Segundo coordenadora do Programa Socioeducativo de Atendimento ao Usuário Especial, a meta é capacitar todos os operadores até dezembro. O curso termina nesta quinta-feira (7).

Representantes de entidades que cuidam de idosos e pessoas com deficiência têm ministrado o conteúdo para duas turmas formadas por 104 trabalhadores. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ronaldo André Bacry Brasil, que proferiu a primeira aula do curso, explica que a ideia é proporcionar uma troca de experiências entre operadores.

“Eles têm colocado suas opiniões e dúvidas em torno do que vivenciam diariamente na rotina de trabalho. Nós procuramos ajudá-los a agir da forma mais adequada diante das dificuldades e sensibilizá-los sobre a importância de se dar uma atenção especial aos idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.

A coordenadora do programa, Arlene Menezes, Chefe da Divisão de Atendimento Especial da SMTU, explica que a capacitação dos operadores do transporte coletivo é uma resposta da Prefeitura às reclamações e sugestões registradas no Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

“Fizemos um levantamento das maiores dificuldades enfrentadas tantos pelos usuários, como pelos operadores e elaboramos o conteúdo programático do curso. Depois de capacitar, vamos fazer avaliações de como esses operadores colocarão em prática as informações obtidas”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a meta é capacitar todos os operadores do sistema de transporte coletivo até dezembro deste ano.

O primeiro dia de aula também teve a participação do presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Jorge Wagner Lopes. O curso encerra na quinta-feira (7) com aulas práticas que mostrarão as dificuldades enfrentadas pelo usuário especial no acesso aos ônibus do transporte coletivo.

Fonte: site A Crítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website