Linguagem de surdo vira voz com luva

Foto de uma menina utilizando a luva.Uma luva que transforma em texto e sons a linguagem dos surdos-mudos e permite a transmissão de mensagens a pessoas que desconhecem os sinais promete melhorar a vida de portadores de deficiência. A invenção é de pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México. 

O protótipo foi criado pelo doutor Miguel Félix Mata e a aluna Helena Luna García. O aparelho detecta os movimentos realizados pelo usuário com a mão e os associa com as letras do alfabeto internacional de 26 letras. “São formadas palavras e frases que são transmitidas por Bluetooth a um dispositivo móvel com um aplicativo pré-carregado, que mostra e lê os sinais das pessoas que usam a luva e querem transmitir uma mensagem”, diz Luna.

A luva é feita de um fio condutor à base de aço, mais grosso que o convencional de algodão. A base foi feita à mão, com poliéster e nylon, e inclui molas e sensores para dar-lhe força, com a finalidade de que sigam a estrutura pelas mãos. Uma vez que a mensagem chega ao dispositivo, é reproduzida em voz, e a pessoa que fala com o usuário da luva pode escutar o que ele quer dizer.

Observação: como a notícia é do México, creio que eles utilizam “a linguagem do surdo”, no Brasil temos a Língua Brasileira de Sinais.

Fonte: site do Jornal O Tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website