Festival Ver Ouvindo

Entre os dias 8 e 12 de abril será realizado, na capital pernambucana, o festival VerOuvindo – 2° Festival com Audiodescrição do Recife, que reunirá filmes editados com audiodescrição e com tradução em Libras. As sessões serão gratuitas e acontecerão no Cinema São Luiz do Museu Cais do Sertão, na Avenida Alfredo Lisboa, s/n°.

A proposta do evento é dar a oportunidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva de terem acesso a uma linguagem raramente compreensível para elas: o cinema.  A ideia é envolver os diretores dos filmes, os profissionais da acessibilidade (audiodescritores e intérpretes de Libras) e o público em reflexões sobre a inclusão de pessoas surdas, cegas ou de baixa visão no cinema.

Logo de divulgação do evento que tem fundo preto e dentro de um forma geométrica quadrada, está o símbolo de um botão play que é o iniciar e o som ecoando.

Além da exibição de filmes e de debates, será realizada também uma mostra competitiva entre os curtas-metragens nacionais com áudio descrição. Serão premiados o Melhor Roteiro de Audiodescrição (1º, 2º e 3º lugares), a Melhor Locução e a Melhor Audiodescrição pela escolha do Júri Popular (o público cego poderá votar com cédula em braile).

Haverá também a categoria Melhor Filme para Reflexão. O reconhecimento será dado à produção capaz de fomentar debates e discussões após sua exibição. A Federação Pernambucana de Cineclubes – Fepec, entidade parceira do festival, é a responsável pelo prêmio.

Fonte: Assessoria de imprensa do Festival VerOuvindo/Blog da Audiodescrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website