Deficientes físicos percorrem 1,5 km a nado em praia de Vila Velha, ES

Descrição da imagem: na praia dois deficientes físicos fazem pose para a foto, ao redor estão vários curiosos.Deficientes físicos participaram de uma travessia a nado no mar da Praia da Costa, em Vila Velha, Grande Vitória. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (3), foi realizada para celebrar o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência. Com um percurso de 1,5 km, a atividade faz parte do projeto Praia Legal, que possibilita o banho de mar às pessoas com deficiência, e contou com exemplos de vida e de superação.

Um dos participantes que encarou a travessia foi o aposentado Luis Carlos Benedito Oliveira, de 45 anos. Depois de passar 22 anos sem entrar no mar, ele contou que concluir o trajeto foi uma enorme conquista. “Quero ser exemplo para as pessoas que têm limitações como a minha. O lugar delas também é na praia. Eu renasci depois que tive a oportunidade de sair do calçadão e entrar na água, outras pessoas também precisam renascer”, disse.

Outra pessoa que também aderiu à ação foi atleta Averaldo Souza Santos, de 38 anos. Para se locomover, Averaldo precisa utilizar muletas. Por isso, ele e os outros nadadores contaram com a assistência de guarda-vidas, uma equipe da Capitania dos Portos, além de uma ambulância que estava disponível para atender em eventuais necessidades.

Segundo a  técnica de referência do Setor das Pessoas com Deficiência de Vila Velha, Joana D’arc Baffa, o objetivo da travessia é provocar uma reflexão e promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência, mobilizando a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar desse público.

Fonte: site G1.com ES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website