Deficientes físicos criam comissão para fiscalizar acessibilidade no MA

Descrição da imagem: foto de uma calçada que não tem rampa.Uma comissão para garantir o acesso de pessoas com deficiência física a locais públicos foi criada em Caxias, no leste do Maranhão. A Comissão Permanente de Acessiblidade tem o objetivo de evitar que obras sejam finalizadas sem observar critérios de acessibilidade aos cadeirantes.

Um exemplo seria um prédio reformado recentemente no centro comercial de Caxias, que não teve a instalação de uma rampa de acesso. Segundo o cadeirante Paulo Careniro, que faz parte da comissão, o grupo vai acompanhar as obras da cidade para que o direito de acessibilidade seja garantido.

“A comissão visa fiscalizar obras que estão saindo agora e também obras antigas, que não tem acesso à promoção da acessibilidade”, explicou.

O auxiliar administrativo Iran Lima pilota uma motocicleta adapatada. Para ele, quanto mais independente mais qualidade de vida para quem tem limitações fisicas. No entanto, ele diz que ainda falta muito para que o direito de acessibilidade seja plenamente respeitado.

“Tem se tornado um pouco desgastante por conta da das calçadas estreitas. Às vezes é um pouco constrangedor porque as pessoas não dão a passagem livre, né?”, reclama Lima.

Em muitos lugares, as rampas de acesso foram instaladas, mas não são construidas no padrão adequado para os cadeirantes. Em outros locais, o estado de conservação da rampa denuncia o descaso com a situação das pessoas com deficiência. Em uma praça, por exemplo, não há acesso para cadeirantes.

Fonte: site G1.com Do G1 MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website