Conheça filmes que retratam a vida de deficientes

Descrição da imagem: rolo com a fita que transmite o filme.Nesta quarta-feira (3) é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data estabelecida pela Organizações das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência é definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.  A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Para lembrar a data, selecionamos filmes que retratam a vida dos deficientes físicos e mentais. Confira abaixo:

Clique aqui para ter acesso ao vídeo do filme Intocáveis (2012) 

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, ficou tetraplégico.  Por precisar de ajuda, ele decide contratar um assistente.

Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no estado de Philippe, é o escolhido para o cargo.

Apesar de cometer diversas gafes, ao pouco ele vai aprendendo sua função, enquanto o aristocrata se afeiçoa cada vez mais pelo assistente, por ele não tratá-lo como um pobre coitado.

Aos poucos, ambos criam uma relação de amizade, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro

Clique aqui para ter acesso ao vídeo do filme Rain Man (1990) 

Com a morte de seu pai, Charlie Babbitt (Tom Cruise) espera receber uma grande herança. Contudo, a relação entre eles não era boa e os dois não se viam há anos.

Assim, a herança de 3 milhões de dólares foi deixada para seu irmão mais velho, Raymond (Dustin Hoffman), que ficou muito tempo internado devido ao seu autismo.

Para garantir o dinheiro deixado pelo pai, Charlie se aproxima do irmão, disposto a brigar judicialmente por sua guarda legal.

Os melhores dias de nossas vidas (2004)

O longa conta a história de dois amigos: Rory (James McAvoy) é um jovem tetraplégico, rebelde e bem-humorado. Seu oposto é Michael (Steven Robertson), que tem paralisia cerebral e sempre levou uma vida completamente sem graça.

Descontentes com as limitações impostas em suas vidas, os dois amigos planejam deixar a instituição onde estão internados para poderem viver de uma forma mais intensa.

Clique aqui para ter acesso ao vídeo do filme Uma Lição de Amor (2001)

Sam Dawson (Sean Penn) e sua filha Lucy (Dakota Fanning) são abandonados pela mãe. O pai, que é deficiente mental, cria a filha com a ajuda dos amigos.

Com 7 anos e já na escola, a menina passa intelectualmente seu pai, chamando, assim a atenção de uma assistente social que acredita que Sam não tem mais condições de cuidar de Lucy.

Com a ajuda de uma advogada, ele tenta reaver a guarda de sua filha.

 Clique aqui para ter acesso ao vídeo do filme Uma viagem inesperada (2004) 

Stephen (Zac Efron) e Philip (Bubba Lewis) são dois irmãos gêmeos autistas. Ao descobrir o diagnóstico dos meninos, sua mãe Corrine Morgan-Thomas (Mary-Louise Parker) se vê obrigada a cuidar sozinho dos filhos, já que seu marido não lida com a condição deles.

Com isso, ela luta contra o estigma social do autismo, para que seus filhos sejam tratados como outras crianças, podendo explorar seus potenciais.

 Cegos, Surdos e Loucos (1989)

A comédia apresenta a relação entre dois amigos, um surdo e um cedo, que presenciam juntos um assassinado. Enquanto a polícia não os considera testemunhas confiáveis, os criminosos querem eliminá-los por via das dúvidas.

Clique aqui para ter acesso ao vídeo do filme Colegas – O Filme (2012) 

Stalone, Aninha e Márcio, são três colegas com Síndrome de Down que se comunicam basicamente através de frases célebres de cinema. resultado dos anos em que trabalharam na videoteca do Instituto Madre Tereza, local onde vivem.

Contudo, o trio resolve fugir de lá em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Márcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar.  Contudo, durante a viagem, os colegas se envolvem em diversas confusões.

Fonte: site Diário Popular Por: Ana Paula Ferreira Diário SP Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website