Concurso de Fotografia – A Inclusão na diversidade

Descrição da imagem: cartaz de divulgação do concurso fotográfico, no canto esquerdo a foto de uma câmera fotográfica e no canto direito os dizeres: Concurso de Fotografia - A inclusão na diversidade. O Cartaz tem fundo cinza com algumas letras brancas e outras pretas.«A inclusão na diversidade» é o nome do concurso de fotografia que o portal digital que se dedica à área da deficiência lançou em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), informou hoje fonte ligada ao projeto.

“Captar através de uma imagem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta dela” é o objetivo deste concurso de fotografia.

Conforme se lê no regulamento deste concurso – que pode ser consultado emwww.pluralesingular.pt -, a ideia assenta na convicção de que “a verdadeira inclusão deverá abarcar, em igualdade de direitos, de cidadania e participação ativa na vida pública, aqueles que são tendencialmente excluídos porque fogem ao padrão da normalidade”.

O “A inclusão na diversidade” destina-se a todos os fotógrafos, amadores e profissionais de todas as nacionalidades, a título individual ou em representação de alguma entidade e a participação no concurso é gratuita.

Com esta iniciativa, a Plural&Singular, portal digital que se dedica a tratar temas relacionados com a deficiência e a inclusão, quer marcar, em dezembro, o seu segundo aniversário, fazendo com que os participantes “reflitam sobre o que é uma sociedade caraterizada pela diversidade”.

Já o CPF, numa nota publicada no seu sítio oficial na Internet, conta que “aceitou o desafio lançado pela Plural&Singular para uma iniciativa que visa promover a reflexão sobre os conceitos de ‘inclusão’ e de ‘diversidade’ no seio de uma sociedade sem barreiras físicas nem psicológicas”, inserindo este concurso no âmbito do projeto “Acessibilidade” que esta instituição tem no terreno.

“Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os atos discriminatórios associados às ?diferenças’ são outros propósitos importantes deste concurso de fotografia promovido em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade”, lê-se ainda na página dedicada a esta iniciativa.

O prazo de envio de inscrições já começou, estendendo-se até 30 de setembro.

Os vencedores do concurso são anunciados publicamente com o lançamento da 9.ª edição da revista digital trimestral da Plural&Singular e no dia 03 de dezembro, numa cerimónia agendada para a noite no CPF, no Porto.

Fonte:  site Diário Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website