Campanha faz famosos jogarem balde de água com gelo na cabeça

Descrição da imagem: foto de um homem assentado em uma cadeira de rodas, ele está todo molhado pois jogou um balde de água com gelo na cabeça.Justin Timberlake, Bill Gates, Oprah Winfrey, Demi Lovato, Neymar e Ivete Sangalo, todos jogando baldes de água e gelo na cabeça. A mania, que parece mais uma “doideira da internet”, tem uma boa justificativa: eles estão participando do “Desafio do Balde de Gelo”, criado para levantar fundos para pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica (ELA). 

A doença é rara e acomete cerca de dois a cada 100 mil habitantes em todo o mundo. “A ELA é uma doença que causa degeneração progressiva dos neurônios responsáveis pelo controle da musculatura voluntária e acomete os membros inferiores e superiores”, explica o doutor em genética Miguel Mitne Neto, diretor científico da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) e do Instituto Paulo Gontijo – ambas organizações que se dedicam à difusão de informações e pesquisa sobre a doença.

Os sintomas iniciais mais típicos são perda de força nos membros e cãibras frequentes. Segundo o especialista, alguns pacientes apresentam também fasciculação – quando o músculo “pula” involuntariamente.

Em casos mais avançados, a ELA afeta também o sistema respiratório e a deglutição. “Estamos falando de uma doença muito cruel mesmo. Na maioria dos casos, o paciente costuma vir a óbito de dois a cinco anos após o início da manifestação dos sintomas”, conta Mitne Neto.

As causas da doença ainda são desconhecidas por não haver um padrão para seu aparecimento. Mas sabe-se que ela é mais incidente dos 40 a 59 anos.

Uma exceção é o físico britânico Stephen Hawking, que sofre do mal desde os 21 anos e já está com 72. “O caso dele é totalmente atípico, contraria qualquer parâmetro”, afirma o geneticista.

A cura para a ELA não existe, e o único medicamento registrado para seu tratamento aumenta a vida do paciente em cerca de seis meses. Há, porém, um tratamento multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Flash

Doações. Até o fechamento desta edição, o “Desafio do Balde de Gelo” já havia arrecadado mais de US$ 15 milhões (R$ 33 milhões) em doações.

Brasil. Quem quiser doar pode fazer um depósito na conta da ABrELA: Santander – Ag. 3919 – C/c 130001906. CNPJ 02.998.423/0001-78. O dinheiro financia pesquisas sobre a doença.

 Fonte: site do Jornal O Tempo por Raquel Sodré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website