Cadeirante que ficou paraplégico adota handbike

Descrição da imagem: foto de um cadeirante assentado em sua handbike que é uma bicicleta adaptada.Apaixonado por viagens, Eduardo Câmara viu sua rotina mudar após uma situação traumática. Ele perdeu os movimentos das pernas há 15 anos, quando levou um tiro em um assalto, mas isso não o impediu de fazer o que mais gosta. No palco doEncontro, ele contou que a handbike, uma bicicleta em que é possível pedalar com as mãos, mudou sua rotina. “A adaptação foi difícil, mas como era uma paixão, isso facilitou. Sempre fui apaixonado por bicicleta e com a handbike tive uma outra oportunidade de pedalar. Depois que eu perdi os movimentos das pernas, foi a primeira vez que me senti livre e com autonomia novamente”, contou ele.

O analista de sistemas, que nas horas vagas também é atleta, já conheceu cerca de 20 países, pedalou aproximadamente 500 quilômetros do sul da França a Barcelona e já faturou dois campeonatos nacionais de bike. Fera no assunto, ele destacou o melhor local que já conheceu em termos de acessibilidade: “A Espanha é muito bem preparada. Barcelona é muito bem preparada, além de ser um lugar maravilhoso. No Brasil é mais complicado, as estradas não estão muito preparadas e a falta de respeito com o ciclista ainda é muito grande”.

Quem também conversou com Fátima sobre o assunto foi Michele Simões, ela está começando as aventuras como viajante cadeirante. No ano passado, ela ficou três meses nos Estados Unidos e agora está se preparando para ir sozinha para o Canadá. Pela internet, a jovem contou que a decisão de viajar sozinha não foi nada fácil. “Foi difícil, há oito anos eu tinha perdido o contato com a rua, com a autonomia. Então, era um desafio muito grande para mim. Tive que superar o medo, achava que não ia conseguir me virar sozinha”, contou Michele, que está animadíssima com o próximo passeio.

Fonte: GShow.globo (Programa Encontro com Fátima Bernardes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website