Associação de apoio a deficientes inaugura casa no Cartaxo

Descrição da imagem: líderes da cidade e da associação em frente a casa que inaugurada.A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém inaugura no próximo dia 27, no Cartaxo, a Casa João Manuel (lar e residência autónoma), ponto alto da celebração dos 42 anos da instituição.
Luís Amaral, presidente da direção da APPACDM de Santarém, disse à agência Lusa que o mês de março é dedicado à celebração do aniversário da instituição, que se assinala na sexta-feira com um bolo e a celebração de uma missa (na capela da quinta situada no Vale de Santarém onde, até ao início da década de 1970, esteve instalada uma congregação religiosa).
A inauguração da casa no Cartaxo, “um sonho adiado” durante vários anos por falta de apoio público, está marcada para o próximo dia 27, embora os cinco utentes com autonomia e os 12 com elevado grau de dependência já se encontrem instalados.
“Este é o ex-líbris das comemorações deste ano”, disse Luís Amaral, frisando a satisfação por estar finalmente em funcionamento uma estrutura que vem dar resposta a utentes que deixaram de ter apoio familiar ou cujos pais já não têm condições para lhes dar assistência e que resulta da vontade dos doadores do terreno, um casal que teve um filho deficiente, e que legou a sua casa de férias para este fim.
“A partir de determinada idade, as famílias têm muitas dificuldades” em cuidar de pessoas com elevado grau de dependência e que exigem muitos cuidados e atenção, disse, adiantando que a instituição tem mais 30 utentes em lista de espera para os quais vai ser necessário encontrar respostas.
“Já estamos a pensar noutra (estrutura). Ainda é uma ideia. Temos vindo a falar com as câmaras municipais de Santarém e do Cartaxo, ou para encontrarmos terreno ou mesmo para adaptação de algum edifício”, afirmou Luís Amaral, lembrando que o próximo quadro comunitário de apoio terá fundos para a área social.
Tendo em conta a entrada em funcionamento da Casa João Manuel, a APPACDM de Santarém fará o seu Dia Aberto à Comunidade, no dia 28, no Cartaxo, para que os pais possam conhecer a nova estrutura, adiantou.
Na quarta-feira, dia 26, o grupo de teatro da APPACDM leva a peça “Peter Pan” ao Centro Cultural do Cartaxo, tendo agendada uma sessão de manhã para as escolas e outra à noite aberta à comunidade.
Antes, no dia 21, a mesma peça será exibida no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, assinalando o Dia Internacional do Teatro.
Na quarta-feira, as instalações no Vale de Santarém receberam uma prova de corta-mato, que contou com a participação de atletas de Santarém, Benavente, Torres Novas, Almeirim, Rio Maior e Abrantes.
Com perto de 120 colaboradores, a APPACDM apoia nas suas estruturas 270 utentes (60 dos quais se encontram em residências, 11 deles com mais autonomia, incluindo, alguns, inseridos no mercado de trabalho), acompanhando mais 220 em escolas.
Possui um lar residencial (no Vale de Santarém), dois lares de apoio e duas residências autónomas em Santarém e no Cartaxo, além de um Clube de Apoio, Lazer e Tempos Livres, com um grupo de dança, o Rodaviva, outro de teatro, Fantasia, e outro ainda de atletismo.
Este grupo, inserido no projeto “Intervir para Integrar”, permite, desde 1998, a utentes da instituição participarem em provas de atletismo “normais” e em provas de “desporto especial”.
Fonte: site RM Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website