Assessoria dinamiza colocação de deficientes no mercado de trabalho

Em um balcão de atendimento uma mulher está fazendo o atendimento para o cadastro de pessoas  com deficiência concorrerem a uma vaga de emprego.A Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência tem conseguido disponibilizar com sucesso vagas para trabalho por meio do Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência. Desta forma, diversas pessoas com deficiência têm alcançado a meta de se colocar atuante no mercado de trabalho local.

Empresas e comércios da cidade têm buscado a Assessoria para oferecer boas oportunidades para as pessoas inseridas no Cadastramento Municipal da Pessoa com Deficiência, que é um banco de dados com informações precisas e reais sobre a pessoa com deficiência que mora em Araraquara ou na região.

Márcia Ferreira Lucas, assessora municipal de Políticas para Pessoa com Deficiência, lembra que o Cadastramento está em atividade, disponível para quaisquer interessados. “O cadastro pode ser preenchido nos Postos de Saúde, na própria Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência, nas UPAs e também pelo site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). Visamos ampliar o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência e, conseqüentemente, as oportunidades de trabalho para as pessoas cadastradas promovendo a efetiva garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, explica Márcia.

A assessora solicita o preenchimento do cadastro a fim de conseguir novas oportunidades para aqueles que buscam uma vaga. “Antes tínhamos 65 cadastros a espera de colocação profissional; hoje temos apenas um total de 15 pessoas aguardando”, comemora.

Márcia lembra que a Lei de Cotas Trabalhistas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “É determinado que empresas com cem ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento”.

“Temos também a Lei de Aprendizagem que determina que estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15%  no máximo de seus trabalhadores, cujas funções demandem formação profissional”.

Ainda, Márcia conta que as empresas públicas e sociedades de economia mista também estão obrigadas a contratar aprendizes, podendo optar pela contratação direta através de processo seletivo. “Já a contratação de aprendizes fica facultativa para microempresas, empresas de pequeno porte, inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado ‘Simples’, assim como pelas entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional”.

Para auxiliar as empresas a cumprir seu papel social, a Assessoria oferece currículos de adultos e jovens com deficiência intelectual, física, auditiva e visual para aprendizagem ou emprego efetivo em empresas que buscam candidatos. A oportunidade é uma excelente forma de mostrar competência para desenvolver atividades – como qualquer outro profissional – dentro de uma empresa, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim.

Márcia lembra que para a empresa é mais do que uma oportunidade de cumprir uma obrigação legal. “Este é um exercício de responsabilidade social; além disto, sabemos que muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas”, aponta.

Vale lembrar que, por meio do Cadastramento Municipal da Pessoa com Deficiência, são reconhecidas as diversas dificuldades enfrentadas por esta população, a fim de traçar projetos e ações voltados para cada tipo de deficiência e, conseqüentemente, melhorando os atendimentos.

Para se cadastrar, a pessoa com deficiência deve apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, cartão SUS, comprovante de endereço, comprovante de renda e laudo médico com CID. A Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência atualmente atende no térreo da Prefeitura de Araraquara (nos guichês 19 e 20), localizada à Rua São Bento, nº 840, no Centro de Araraquara.

Fonte: site Portal Novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website