Aplicativo para deficientes visuais e internet gratuita nas paradas de ônibus

Lançado nesta terça-feira (13), no Recife, o Cittabus Acessibilidade. O aplicativo, voltado para pessoas com deficiência visual, tem o objetivo de oferecer autonomia para a utilização do transporte público.

Descrição da imagem: logo da CittaBus que tem fundo branco e a ilustração de um deficiente visual e um ônibus na cor azul.
Por meio de um dispositivo de voz, o aplicativo lista todas as linhas que passam naquela parada e, quando a linha de interesse é enunciada, o usuário toca na tela para selecionar a opção. A partir daí, são oferecidas informações sobre o intervalo entre as viagens e o horário em que o próximo ônibus vai chegar ao local.

A iniciativa também vai disponibilizar internet gratuita em 10 paradas de ônibus do Recife. O serviço poderá ser utilizado 24 horas, sem necessidade de senha para fazer o login.

O lançamento foi feito hoje pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) e pela empresa Cittati. Na ocasião, a parceria informou que a versão atual do Cittabus lançada em fevereiro e que avisa quais veículos são adaptados para cadeirantes, já contabiliza 60 mil dowloads no Recife.

Na capital pernambucana, dez empresas já possuem cadastro no aplicativo: CRT, Itamaracá, Empresa Metropolitana, Cidade Alta, Rodotur, Pedrosa, Rodoviária Metropolitana e Caxangá, Transcol, São Judas Tadeu, somando 70% da frota, ou o correspondente a 2.100 coletivos.

Fonte: site Diário de Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website