Wikipedia lançará nova ferramenta de leitura para Deficientes Visuais

A Wikipedia é uma importante ferramenta de pesquisa, um site online recheado de informações, sempre atualizado onde os usuários podem acrescentar informações. As pesquisas efetuadas são feitas no âmbito profissional, acadêmico e até científico. Os seus usuários possuem uma rica quantidade de informação de forma simples, prática e confiável. AWikipedia, uma enciclopédia composta por vários idiomas (um total de 205 línguas e dialetos), totalmente livre, online, escrita por várias pessoas voluntárias, criada em 2001, mas que nem todos podiam usufruir de seus conteúdos, uma vez que suas informações não são acessíveis para os deficientes visuais.

No começo desse mês de março, a Wikipedia fez uma declaração que deixará os deficientes visuais animados, informou que fez uma parceria com a empresa KTH, um instituto real de tecnologia da Suécia, para que criassem uma ferramenta que possibilite a leitura de seu conteúdo por usuários com deficiência visual.

Para integrar esse público alvo e tornar seu conteúdo acessível para eles, a plataforma “Wikispeech” será desenvolvida através de crowdsourcing, que nada mais é que idéias, soluções e conhecimentos a partir de um grupo. Além disso, a plataforma terá código aberto, ou seja, será um programa de computador com seu código original licenciado, onde o direito autoral autoriza estudar, alterar e distribuir o software gratuitamente e para qualquer finalidade. Essa intenção em possuir o código aberto é para que os usuários deficientes visuais possam opinar na criação dessa ferramenta.

De acordo com seu desenvolvimento coletivo (pois será elaborado pelos programadores com o auxílio dos usuários), após seu lançamento provavelmente apareçam outras versões. A intenção e expectativa é que o programa expanda para outras 280 línguas.

Com esse software será possível que o conteúdo de pesquisa da Wikipedia possa ser lido e ouvido por meio de uma síntese de áudio, no princípio o idioma será o inglês, árabe e sueco, tudo isso previsto para o começo de 2017.

Assim que a Wikipedia fazer o lançamento desse app, os usuários portadores de deficiência visual poderão aproveitar e realizar suas pesquisas por essa enciclopédia online. Além disso, também poderão cooperar com informações nos temas / conteúdos, assim como os usuários não portadores de deficiência fazem atualmente.

Fonte: site Sobre Isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website