Toyota cria dispositivo para cegos que os ajuda no dia-a-dia

A Toyota mantém uma divisão dedicada a projectos que não estão directamente ligados ao segmento motorizado. Um desses projectos chama-se BLAID.

O BLAID dedica-se a ajudar pessoas cegas a moverem-se no mundo com mais facilidade. É sem dúvida um projecto fabuloso!

A marca nipónica desenvolveu um wearable que tem uma forma muito particular, faz lembrar um colar aberto que está assente sobre os ombros do utilizador e incorpora uma série de sensores e câmaras que ajudam a identificar passeios, escadas, portas e elevadores.

A ideia não é substituir os cães guia, ou mesmo as bengalas que ajudam os cegos a caminhar pelas ruas. Este dispositivo nasce com a intenção de lhes fornecer mais informações, mais detalhe e que se torne numa ajuda adicional.

Tecnologia dos automóveis Toyota ao serviço dos cegos

O dispositivo da Toyota permite fornecer mais informação do que existe em torno da pessoa cega. Por exemplo, se esta se encontrar num sítio onde há um banco, a câmara poderá detectar e dar essa informação. Isto trará uma vida mais confortável pela percepção extra adquirida pela tecnologia. Os dados são transmitidos ao utilizador através de impulsos e vibrações.

Mas há de facto um conjunto de tecnologias impressionantes no BLAID. Reconhecimento de voz e uma série de botões permitem ao utilizador interagir com o dispositivo e a Toyota não quer ficar por aqui. Segundo a empresa, a ideia é inserir outras funcionalidades como mapas, objectos de identificação e dispositivo de reconhecimento e até identificação facial.

“Estamos a tentar preencher essa lacuna, fornecendo informações extra que uma bengala ou um cão não podem fornecer”.

Referiu Doug More, um dos responsáveis pela área de robótica na Toyota.

Quando estará pronto e em utilização o projecto?

O projecto em breve estará em fase beta, o que significa que a Toyota vai começar a fazer testes reais em pessoas cegas e estas vão avaliar o desempenho do dispositivo em cenários reais.

A ideia é, num futuro próximo, comercializar o produto com a chancela Toyota, expandido a marca para lá do segmento automóvel, mas tendo como base de desenvolvimento e investigação o mundo das 4 rodas, de onde surgem muitas destas boas ideias.

Fonte: site Pplware por Vitor M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website