Semana do Setembro Azul conta com oficinas, palestras e baile de surdos

Descrição da imagem: em uma sala, algumas pessoas estão reunidas para registro fotográfico, atrás delas tem duas estandes com vários livros.A semana do Setembro Azul começa nesta segunda-feira (22) em Florianópolis. Promovida pela Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), a semana oferece oficinas gratuitas, palestras e um baile que deve reunir surdos de várias partes de Santa Catarina.

O objetivo da Semana é chamar atenção das autoridades e da comunidade para a valorização da Língua Brasileira de Sinais, da cultura e identidade das pessoas surdas. A semana do Setembro Azul marca o Dia Nacional da Pessoa Surda (26/09) e o Dia Internacional da Pessoa Surda (30/09).

A programação gratuita iniciou às 15h desta segunda-feira na Câmara de Vereadores de Florianópolis com uma menção honrosa. Já na terça-feira (23) será realizada uma oficina sobre moda com uma jovem surda estudante da área. Haverá ainda curso de auto-maquiagem com cabeleireiro e maquiador surdo. O encontro será na sede da ASGF, na Rua Trajano, 168, 6º andar, no Centro de Florianópolis

Na quarta-feira (24) será realizada uma oficina sobre meio ambiente e reciclagem com atriz Karina Signori às 15h e Oficina de Poética em Libras com a atriz surda carioca Fernanda Machado às 17h. O direito dos surdos será tema de uma palestra na quinta-feira (25) e contará com divulgação de materiais referentes à Língua Brasileira de Sinais. O Seminário Setembro Azul acontece na sexta-feira (26) no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O último dia do evento (27) vai contar com amistoso esportivo entre associações de surdos do estado. 

Baile sem som
Na noite de sábado será realizado um baile de confraternização para encerrar o evento. Mesmo sem ouvir as canções que irão embalar à noite, os surdos devem dançar ao som da vibração das músicas. De acordo com a ASGF, as pessoas surdas percebem o ritmo através da vibração que se desloca dos pés até o peito. A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do site da ASGF

Fonte: site G1.com Do G1 SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website