Seed realiza Oficina de Braille para deficientes visuais

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), iniciou na manhã desta quinta-feira, 19, uma oficina de noções básicas do Sistema Braille e Formatação da Impressora Index/Basic, que imprime em Braille. Voltado para professores de sala de recursos que lecionam para alunos cegos e com baixa visão, técnicos da Codin e Dite, a formação terá continuidade nos dias 20, 26 e 27 de novembro, contemplando técnicos e professores da capital e interior do estado.

O curso acontece na sala da Dieesp, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, com uma carga horária de 20h, sendo 16h presenciais e 4h na modalidade a distância. O conteúdo programático desta atividade inclui o conhecimento do alfabeto Braille, uso correto dos sinais e números e a formação de palavras e frases. Os cursistas irão conhecer e aprender, passo a passo, a utilização da impressora Idex/Basic, que reproduz os textos no Sistema Braille.

“Queremos qualificar ainda mais nosso corpo docente e dotar a Seed de mais um instrumento, no caso a impressora, para facilitar o aprendizado do aluno cego ou com baixa visão. A educação inclusiva é uma realidade nas escolas da rede estadual de ensino e buscamos cada vez mais melhorar as condições das salas de aulas para oferecer um ensino de boa qualidade para todos”, declarou a professora Luciene dos Santos, coordenadora da Oficina.

Para o servidor da Seed, Jossivaldo de Jesus, que é cego de nascença, a aquisição desta impressora foi mais um avanço para o ensino de pessoas com cegueira total ou baixa visão.  “Isso representa o cumprimento dos preceitos constitucionais, culminando com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em que o estado deve oferecer todos os meios possíveis para garantir à pessoa com deficiência o direito à educação, ao lazer e ao mercado de trabalho”, frisou Jossivaldo.

Fonte: site Infonet/Seed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website