Proteção a deficientes e idosos tem novo espaço

Descrição da imagem: foto da placa que fica na entrada da instituição que tem os seguintes dizeres: SEPREDI - Serviço de proteção especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.Com um ambiente totalmente revitalizado e acessível, será inaugurado nesta quarta-feira (5), às 10 horas, o novo espaço do Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e Suas Famílias (SEPREDI). A unidade municipal, situada no bairro Agronômica, conta agora com rampas de acesso, sala de atendimento e banheiros adaptados. A equipe técnica irá dispor de duas salas, podendo acomodar mais usuários.

O serviço atuará em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende indivíduos e famílias com direitos violados, em situações de violência física, psicológica, sexual, negligência e abandono.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Kátia Ávila Abraham, a grande preocupação do CREAS é com a terceira idade. “Com o envelhecimento da população, vêm aumentando, e muito, os casos de idosos explorados financeiramente, maltratados, negligenciados e abandonados por suas próprias famílias”, disse.

O novo espaço irá melhorar o atendimento aos usuários. “A demanda de idosos com direitos violados vem crescendo assustadoramente. Atendemos e acompanhamos hoje, mensalmente, aproximadamente 120 idosos e suas famílias”, informou a diretora.

As denúncias chegam ao CREAS através do Disque 100, da 30ª Promotoria da Capital, do Conselho Estadual do Idoso, do 0800 da Prefeitura e ainda através de busca espontânea dos próprios idosos e de seus familiares.

São, em média, de 30 a 40 denúncias por mês.  “Uma dupla de profissionais (assistente social e psicólogo) vai ao encontro do idoso para verificar a veracidade da denúncia e dar os encaminhamentos e a atenção necessários”, garantiu Kátia.

Fonte: site da Prefeitura de Florianópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website