Projeto que ensina Jiu-Jitsu a cegos ameaça fechar as portas no Recife

Um projeto que ensina a prática de Jiu-Jitsu gratuitamente a pessoas cegas no Recife pode fechar as portas por falta de apoio financeiro. O “Jiu-Jitsu Com Tato” funciona há um ano e não tem apoio público ou privado, por isso lançou nesta segunda-feira (10) um projeto de financiamento coletivo virtual. As aulas ocorrem no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade, e uma das dificuldades enfrentadas é a falta de estrutura física, já que a instituição só pode disponibilizar o espaço e um tatame que não comporta o número de alunos.

Cerca de 15 pessoas integram o projeto, mas a procura tem aumentado e, para continuar funcionando é necessário abrir novas turmas à tarde. Atualmente as aulas são realizadas no tuno da manhã, três vezes por semana. Com uma melhor estrutura, o “Jiu-Jitsu Com Tato” poderá se expandir ainda mais e chegar aos alunos com deficiência visual que estudam na rede pública de ensino – outra proposta do projeto.

O “Jiu-Jitsu Com Tato” foi idealizado pelo professor Danilo Cruz, que viu na luta “agarrada” uma possibilidade para as pessoas cegas praticarem esportes e melhorarem a qualidade de vida. Outra meta do financiamento coletivo é conseguir que o professor seja remunerado, já que as aulas acontecem em horário comercial e ele fica impedido de atender outras turmas.

O site do financiamento coletivo ficará no ar durante 45 dias e as doações começam em R$ 20. A depender do valor, é possível parcelar a doação no cartão de crédito. Em troca das doações são oferecidos “brindes”, como um certificado digital de apoiador, adesivos, camisetas e quimonos da marca Yamarashi. Outra forma de aproximar os doadores do projeto é a aula inclusiva, que é a possibilidade de agendar uma aula experimental no “Jiu-Jitsu Com Tato” e conhecer mais sobre o trabalho.

Parcerias
Empresas, ONG’S e pessoas físicas que desejarem fazer parte desse projeto como apoiadores podem enviar um e-mail para
jiujitsucomtato@gmail.com.

ATENÇÃO: a fonte das matérias publicadas neste blog, sempre será indicada. Caso tenha alguma dúvida sobre a matéria ou algo nesse sentido, peço a gentileza em entrar em contato com os responsáveis pela a fonte.

Fonte: site Folha de Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website