Projeto para que máquinas de cartões tenham teclas em Braille

MáquinasProjeto de lei de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) obriga as empresas operadoras de cartões de crédito e débito a oferecer teclas em Braille aos clientes cegos. “No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, feito pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Com o projeto, parte dessas pessoas que reside no nosso Estado terá mais acessibilidade”, justificou.

Conforme a proposta, as empresas deverão, além de inserir as teclas em Braille, adaptar as informações em áudio e aumentar as proteções laterais. O prazo para se adequarem será de 180 dias. 

“Para os deficientes visuais, essa resolução determina que os usuários tenham condições de identificar em braille a bandeira do cartão, em campo distinto da tarja magnética, além de prever a instalação de postos de autoatendimento com circuito sonoro e fone de ouvido, para viabilizar o acesso à senha alfanumérica de localização variável na tela”, explicou Marquinhos.

Fonte: site A Crítica por Portal ALMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website