Projeto divulgará Língua de Sinais na universidade

Em comemoração ao Dia Nacional de Libras, na próxima sexta-feira, 24, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove 12 horas de atividades voltadas à divulgação e ensino da Língua Brasileira de Sinais. O evento “Um dia de Libras no campus” é organizado pela Coordenação de Letras Libras e Departamento de Letras Estrangeiras da UFS.

Foto da entrada da Universidade de Sergipe.Com cerca de 60 pessoas envolvidas – entre professores, alunos e intérpretes -, o grupo irá visitar salas de aulas e setores administrativos da cidade universitária, distribuindo panfletos educativos e ensinando a comunicação básica a 10 mil estudantes. O evento acontecerá nos três turnos de aula e contará com a apresentação de uma peça de teatro, às 11h30, no Restaurante Universitário (Resun).

Segundo a coordenadora do curso, professora Cleide Emilia, o objetivo do evento é promover uma interação entre ouvintes e surdos. “Ao ensinarmos a comunicação básica para os alunos, vamos possibilitar que os ouvintes possam se comunicar com os que têm deficiência auditiva. Quando se encontrarem pelos corredores da universidade, podem se cumprimentar, dar um oi, um bom dia. Será uma campanha geral”,  explica a professora.

Lei federal

No dia 24 de abril de 2002, foi instituído pela lei N° 10.436, o reconhecimento de Libras como segunda língua. Em 2014, a data foi oficializada no Brasil como o Dia Nacional de Libras.

Fonte: site Infonet/Ascom/UFS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website