Professores são apresentados no Rio de Janeiro a esportes paralímpicos

Descrição da imagem: em uma quadra todos os professores estão reunidos para conhecer o esporte, os jogadores e como tudo é desenvolvido para acessibilidade aos jogadores.Os esportes paralímpicos também ganham o seu espaço na preparação do Rio de Janeiro para 2016. No sentido de familiarizar o público com tais modalidades, o Projeto Transforma do Comitê Organizador dos Jogos (Co-Rio 2016) iniciou a experiência de introduzi-las a professores de educação física.

– Queremos ampliar o leque esportivo das escolas. Buscamos levar essas novas modalidades, ou aquelas que são menos conhecidas, para as escolar – explicou Mariana Behr, que faz parte do projeto.

Uma das modalidades apresentadas aos professores foi o futebol de cinco, que é disputado por deficientes visuais. O Brasil é uma potência na categoria, sendo tricampeão paralímpico e tricampeão mundial. O segredo deste esporte está nas percepções auditivas e táteis.

– Aprender a escutar e na pessoa que está te orientando. É fundamental o aluno confiar no professor – afirmou Felipe Menescal, da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais.

O mesmo está sendo feito com outra modalidade onde o Brasil tem muito sucesso, o goalball. O país foi campeão mundial neste ano e ficou com a prata na Paralimpíada de Londres, em 2012.

– Atuar nas escolas e fazer uma brincadeira com eles, para que eles possam vivenciar isso e conheçam as regras do jogo – disse Paulo Miranda, coordenador de goalball.

Fonte: site G1.com Por SporTV.comRio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website