Professores da rede municipal recebem capacitação no sistema Braille

Teve início no Centro de Convenções de Mariana, o segundo módulo do Curso Básico na Área de Deficiência Visual, com professor Ananias Moreira do Instituto São Rafael.

O objetivo é capacitar profissionais da educação a partir de fundamentos necessários para o processo de inclusão do aluno com Deficiência Visual. No programa, os educadores aprendem noções básicas de leitura e escrita em braille e a trabalhar em sala de recursos.

Descrição da imagem: professores em uma sala, recebendo instruções sobre o sistema Braille.
A professora Rosemere Cantarine, da escola municipal Monsenhor José Cota, afirma a relevância da existência desse curso na cidade de Mariana. “Na escola em que atuo, existe uma quantidade grande de crianças com deficiência. Dentre elas, cinco possuem a visão comprometida. A partir desse curso adquiro um suporte maior para trabalhar com crianças portadoras de deficiência visual e a facilitar o aprendizado delas na escola.”.

De acordo com Elisabeth Araújo, coordenadora de Educação, “as crianças e os adolescentes com deficiência visual estão se acostumando a serem alfabetizados com o uso de muitas tecnologias, todos os aparelhos possuem áudio e tecnologias acessíveis”. Ela acrescenta ainda a importância de valorizar o braile e o aprendizado com livros impressos, fazendo com que o aluno não perca as origens do ensino. O braille é, ainda, o único meio de leitura disponível para cegos, constituído por 63 sinais.

O curso, oferecido gratuitamente, é uma parceria do município de Mariana com o Instituto São Rafael, escola especializada em portadores de deficiência visual. O programa tem duração de uma semana, das 8hs às 17hs, e terá o terceiro módulo ministrado no mês de junho. Foram inscritos 23 professores da rede pública e estadual, além de duas mães de portadores de deficiência visual.

Fonte: site De Fato Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website