Pessoas com deficiência poderão ter atendimento de saúde mais próximo

Usuários da rede municipal de saúde com dificuldade de locomoção, como idosos ou pessoas com deficiência, estão mais próximos de ter o atendimento garantido na unidade que fica mais perto de sua residência. Segundo a autora do projeto aprovado por unanimidade em primeiro turno na sessão desta quarta-feira (10), a divisão dos distritos sanitários gera queixas da população. “Muitas vezes um morador de uma determinada rua, próxima de uma unidade de saúde, é direcionado a se cadastrar em outro bairro, mais distante, afirmou.

Para ter essa prerrogativa, o usuário da rede teria que fazer um cadastro, com a apresentação de comprovante de residência e de atestado médico. A proposição, com o substitutivo inclui um inciso no artigo 92 do Código de Saúde de Curitiba, que trata da pessoa portadora de deficiência.

A autora disse ter recebido reclamações de cidadãos que moram no Tarumã, perto de uma unidade do bairro, e têm que procurar atendimento no Atuba. “Outros residem perto da Ouvidor Pardinho e hoje têm que ir para o Santa Quitéria”, acrescentou. “Respeitamos o Executivo neste mapeamento que é feito, mas existem exceções. Queremos que a administração entenda que em certas situações é importante facilitar o acesso. O foco são pessoas com dificuldade de locomoção.”

A presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara sugeriu ainda uma “avaliação do mapeamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde”. Essas pessoas deslocadas a outras unidades, avaliou outro vereador que faz parte do colegiado, “perdem também o vínculo com o médico que as atendia”.

A matéria terá que passar por nova deliberação em plenário, na próxima segunda-feira (15), antes de seguir para a sanção ou veto do Executivo. Se virar lei, a regra começará a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Fonte: site Bem Paraná – (foto: Divulgação/SMCS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website