Paisagem sonora para guiar deficientes visuais em Londres

Descrição da imagem: ovem com deficiência visual usa tecnologia sonora da Microsoft para receber orientações. Ela está assentado ao lado da janela em um ônibus. Ela tem cabelos compridos loiros e está usando uma blusa de frio cinza.A Microsoft desenvolveu uma tecnologia que usa conexões Wi-Fi e Bluetooth para criar uma paisagem sonora e orientar pessoas com deficiência visual pelas ruas de uma cidade. Com um smartphone e um fone especial, que fica sobre os ossos da face, o usuário recebe mensagens de voz que informam rotas, dicas de pontos de interesse e até atualizações em tempo real com os horários de chegada de trens e ônibus.

A tecnologia ainda é um protótipo e foi testada em Londres, no Reino Unido. Mas seu objetivo é permitir que o deficiente visual ganhe confiança para se deslocar com autonomia por onde precisar. Para Bill Buxton, principal pesquisador, o projeto pode ser comparado a vestir um par de tênis. “As melhores tecnologias são invisíveis. Ela permite que eu apenas viva a minha vida”.

Por meio do smartphone, a tecnologia de paisagem sonora conversa com sensores Wi-Fi e Bluetooth instalados internamente e externamente ao longo de um caminho. É daí que ele obtém as deixas para avisar se o usuário deve virar à esquerda ou à direita para chegar ao seu destino, se por ali aconteceu algum fato histórico ou até se existe uma farmácia do outro lado da rua. Um sinal sonoro também indica se a pessoa está andando muito próximo do meio-fio, por exemplo.

Vale notar que o fone utilizado pela Microsoft transmite as informações diretamente pela vibração dos ossos da face, deixando os ouvidos livres para as pessoas conversarem ou perceberem algum outro tipo de barulho ao seu redor.

Fonte: site G1.com em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website