Nupad passa a oferecer resultados do teste do pezinho e de exames de pré-natal pela internet

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem consultar resultados do exame de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, por meio do site do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina. O recurso também está disponível para pessoas que buscam resultados de exames de pré-natal para toxoplasmose realizados nas unidades básicas de saúde (UBS).

Os resultados dos exames dos recém-nascidos e das gestantes são disponibilizados eletronicamente em até 48 horas após a chegada das amostras aos laboratórios do Núcleo. As instruções de acesso (usuário e senha) são fornecidas pelas UBS onde as coletas são feitas.

A novidade deverá facilitar o acompanhamento das famílias em cada município, uma vez que os usuários poderão recorrer mais rapidamente às unidades de saúde após o acesso aos resultados.

O Nupad é o laboratório responsável pela execução do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). Criado há 23 anos, a iniciativa é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde e oferece gratuitamente a realização do teste em todos os recém-nascidos do estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3409-8900 ou no site do Núcleo.

(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina).

ATENÇÃO: a fonte das matérias publicadas neste blog, sempre será indicada. Caso tenha alguma dúvida sobre a matéria ou algo nesse sentido, peço a gentileza em entrar em contato com os responsáveis pela a fonte.

Fonte: site da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website