Lutador vai representar AM em campeonato de Jiu-Jitsu para surdos, no RJ

O lutador Helderson Leal Martins, o “Helderson Filhão” representará o Amazonas na categoria faixa preta no primeiro Campeonato Brasil de Jiu-Jitsu para surdos, neste sábado. A competição vai acontecer no Grajaú Country Club, no Rio de Janeiro. Os vencedores do Open Brasil Jiu-Jitsu 2017 disputarão o campeonato mundial que acontecerá na Flórida nos Estados Unidos ainda sem data definida.

O atleta surdo, que iniciou a sua carreira aos 12 anos de idade, coleciona 23 vitórias em 17 anos de carreira, quase todas vencidas por finalização nos seus adversários, e irá à convite da Sport Jiu-Jitsu South American Federation, participar do Open Brasil Jiu-Jitsu – o primeiro campeonato brasileiro da modalidade Jiu Jitsu para surdos da história.

Filhão será o único representante do Amazonas na categoria faixa preta, sendo um dos sete atletas surdos brasileiros que irão participar do circuito 2017 e que irá abranger da faixa branca à preta. Ele considera a oportunidade de disputar a competição como uma chance de representar a comunidade surda no esporte.

– Os surdos que conhecem minha história sabem as dificuldades que vivi, não apenas por ser atleta, mas pelas falta de confiança que não tive como lutador com deficiência como a minha, que mesmo assim não desiste. Mas hoje com apoio do meu professor Fernando Barros, queremos mostrar que é possível, um atleta amazonense e com surdez é capaz de trazer um título inédito para que outros surdos tenham o incentivo que eu desejo e seguir carreira – lembra Filhão ao reclamar da falta de inclusão no esporte.

Filhão tem ao todo 28 lutas em seu histórico. Treinando cerca de 12 horas por dia, o lutador já se recuperou de um problema respiratório e passou por uma cirurgia no joelho.

 ATENÇÃO: a fonte das matérias publicadas neste blog, sempre será indicada. Caso tenha alguma dúvida sobre a matéria ou algo nesse sentido, peço a gentileza em entrar em contato com os responsáveis pela a fonte.
Fonte: site do Globo Esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website