Irmãos explicam da forma mais fofa como é ser autista

No ano de 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Foi com esse mote que o professor e geógrafo Gilmar Junior colocou seu filho mais novo para gravar o segundo vídeo de seu canal no YouTube, inicialmente criado para tratar de outro assunto. Desde então, o “Meu irmão é autista”, estrelado por Otávio, de quatro anos, e seu irmão Ítalo, de sete, viralizou na internet e já foi visto quase 50 mil vezes.

Nomeado ‘OtávioShow‘, a primeira ideia do canal, criado há pouco mais de um ano, era postar vídeos de gameplay, já que é um assunto que Otávio, na época com três anos, gosta bastante. Porém, no dia 2 de abril de 2015, o menino conquistou os internautas com seu vídeo em que ele começa falando: “você sabe o que é autismo?”, e explica de maneira graciosa, e com exemplos do seu irmão, mesmo sem entender muito bem o que é de fato.

“O vídeo, na época em que postamos, até que viralizou bastante, mas só este ano teve efeito”, conta Gilmar, pai das crianças, em entrevista ao Portal RedeTV!. Apesar de ter o autismo como pauta principal na maioria das vezes, o canal é bem eclético e “tenta passar a alegria das pequenas coisas de um modo divertido”, como diz a descrição do canal.

O pai conta que os irmãos são muito próximos e gostam de brincar bastante. Para Otávio, Ítalo é seu melhor amigo, como ele mesmo explica em um de seus vídeos, depois de falar que Ítalo “gosta de abraçar bem apertado” e “passear no shopping”. Apesar de ter os dois irmãos como protagonistas, Gilmar diz que há dias em que o mais velho não quer participar. “Por isso somente o Otávio no nome”, afirma.

Com quase 70 mil seguidores na página do Facebook e 10 mil inscritos no Youtube, o OtávioShow ganhou o coração e o incentivo de diversas pessoas que se identificam com a situação da família de Gilmar e sua esposa Flávia, também professora. “As pessoas compartilham conosco suas experiências, postam fotos de seus filhos que também são autistas e isso é maravilhoso”, explica.

Com o objetivo de gerar uma conscientização e mostrar ‘crianças sendo crianças’, a ideia dessa família de Maringá, no Paraná, é propor uma luta do bem. “Desde o início nós pensamos em propor uma coisa que fosse feita para o bem e a partir do bem”, pontua Gilmar ao falar sobre seus propósitos. “Se as coisas dessem certo, como começaram a dar neste ano em relação ao canal, que fosse com coisas legais de compartilhar, com ideias de bem”, finaliza.

No dia 1 de abril deste ano, o mais novo vídeo em que Otávio explica como é ser autista, com seu irmão ao lado, já foi visto mais de 3 milhões de vezes no Facebook e alcançou mais de 13 milhões de pessoas. Assista:

O autismo

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometindo da interação social, comunicação verbal e não verbal ecomportamento restritivo e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança.

Ele é considerado altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos.

Fonte: site da Rede TV por Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website