Imprensa italiana destaca acessibilidade em Fernando de Noronha

A ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, foi novamente indicada pela imprensa internacional para turistas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Desta vez, o destaque aconteceu na revista Dove, uma das maiores publicações em turismo da Itália. A reportagem é resultado da press trip Acessibilidade, realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em 2013. À época, veículos de diferentes países que participaram da ação repercutiram a iniciativa da ilha em reportagens especiais.

O artigo inclui informações úteis sobre o destino, com página inteira de impressionantes imagens da região. A revista evidencia o arquipélago como um locais acessível graças ao projeto Praia Sem Barreiras, que proporciona facilidades para tomar banho de mar em Noronha. A matéria mostra que ao visitar o Parque Nacional, o visitante com dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética.

Além da possibilidade de conhecer o Mirante dos Golfinhos, a revista sugere uma visita ao Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil. O mirante Dois Irmãos, principal cartão postal da ilha, também ganhou destaque na reportagem. Um dos pontos mais altos da viagem, conforme descreve a jornalista, foi a possibilidade de fazerem um mergulho de cilindro, além de conhecerem as belas trilhas adaptadas da região.

Esse tipo de inserção tem grande impacto junto aos potenciais turistas italianos, destaca o Diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores. “A reportagem incentiva a vinda de turistas com algum tipo de deficiência interessados em descobrir o Brasil. Projetos como esse, de Noronha, são fundamentais para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo, sem distinção”, completa Sérgio.

Já Guilherme Miranda, Coordenador-Geral de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da Embratur, reforça a importância de investir em press trips e na relação com a mídia internacional para mostrar as possibilidades do turismo e a beleza dos destinos brasileiros. “Realizar press trips é a maneira mais completa de se mostrar um destino, pois leva o jornalista a experimentar de fato o local, fazendo com que as matérias que produzem sejam enriquecidas com suas experiências”, enfatiza.

Praia Sem Barreiras

O projeto foi lançado em 2013 pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que disponibilizou na Praia do Sueste cadeiras anfíbias que possibilitam o banho assistido. A iniciativa tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.

Sobre o mercado italiano

A Itália é o 8º maior emissor global de turistas e o 3º maior da Europa. De acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo, em 2015, mais de 202 mil turistas italianos visitaram o Brasil. A maioria deles viaja sozinho ou com a família, busca por Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo e as viagens normalmente são de luxo e lua de mel. Os brasileiros são vistos por este público como um povo alegre, simpático
e festeiro.

Fonte: Embratur/site Comex do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website