II Encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos

Descrição da imagem: logo do projeto com fundo branco e uma ilustração de bonecos de mãos dadas representando uma família unida.Na manhã de sexta-feira, 23 de maio, acontece na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, às 9h, o “II encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”. O evento marca o Dia Estadual da Criança e do Adolescente Desaparecidos, estabelecido desde 2012 pelo Decreto Nº 58.074.

Ciente da gravidade do desaparecimento de crianças e adolescentes, representada pelos mais de 9 mil casos anuais de crianças e adolescentes desaparecidos no estado de São Paulo, em 2012 o Governo mobilizou várias Secretarias e convidou a sociedade civil para juntos coordenarem o Programa “São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, que instituiu a Comissão Multidisciplinar Permanente da Criança e Adolescente Desaparecidos. Participam da Comissão, presidida pela Casa Civil, as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

O Programa consiste em múltiplas ações de prevenção, sensibilização, esclarecimento e busca. O evento do dia 23 marca o aniversário de dois anos do lançamento do Decreto e apresenta um panorama geral sobre as crianças e adolescentes desaparecidos, bem como as ações desenvolvidas ao longo do último ano pela Comissão Permanente.

A programação inclui a apresentação do Relatório Anual da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa “São Paulo em Busca de Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, pelo presidente da Comissão, Marco Antonio Castello Branco de Oliveira. Também haverá palestras ministradas por convidados, entre os quais, Stuart Gibson, professor da Universidade de Kent na Inglaterra; Felippe Marques Angeli, assessor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; e Sidney Barbosa, perito de Arte Forense da Policia Civil de São Paulo.

Na véspera, dia 22, das 9h às 12h30, a Comissão Multidisciplinar realiza o “Workshop Internacional: Identificação Facial para Fins Forenses”, no anfiteatro do Instituto Oscar Freire – Faculdade de Medicina Instituto Oscar Freire, à rua Teodoro Sampaio, 115, bairro Cerqueira César,  São Paulo (SP). Todos estão convidados. Clique aqui para saber a programação completa.

Segundo a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), uma média de 60 casos de desaparecimento de pessoas é registrada diariamente. No estado de São Paulo são registrados cerca de  22 mil desaparecimentos ao ano. Desses, 9 mil são crianças e adolescentes, com faixa etária até 18 anos. Das crianças e adolescentes desaparecidos, mais de 10% apresentam algum tipo de deficiência. Confira abaixo a programação do evento deste ano.

PROGRAMAÇÃO – “II encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos” – 23 de maio de 2014:

9h – Mesa de Abertura

9h20 – Apresentação do Relatório Anual da Comissão
Marco Antonio Castello Branco de Oliveira – Presidente da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa “São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”

9h40 – Sistema de Identificação Facial utilizado na Polícia da Inglaterra: importância dos bancos de imagens
Stuart Gibson Lecturer in Forensic Science – School of Physical Sciences, University of Kent – Inglaterra

10h20 – Projeto Foto do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Felippe Marques Angeli – Assessor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

10h50 – Importância do arquivo de fotos de crianças e adolescentes em casos de
desaparecimentos e do processo de envelhecimento da imagem facial
Sidney Barbosa – Perito de Arte Forense da Polícia Civil de São Paulo

11h30 Encerramento

SERVIÇO
II Encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos
Data: Sexta-feira, 23
Horário: das 9h às 11h30
Onde: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 – ao lado da estação de metrô e trem Barra Funda – São Paulo, SP
Clique aqui para Informações sobre o Programa São Paulo em Busca de Crianças e Adolescentes Desaparecidos

Fonte: site do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website