Idosos e deficientes garantem transporte gratuito e ingresso em benefícios sociais

Idosos e pessoas com deficiência dos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e São Sebastião garantiram seu direito ao transporte intermunicipal gratuito e solicitaram seu ingresso no Benefício de Prestação Continuada (BPC) nesta segunda-feira (11), durante mais uma edição do Dia D do Governo Presente, realizada na cidade de Junqueiro.

Durante o evento promovido pelo Governo do Estado, as equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizaram as ações previstas no programa Alagoas Social, atendendo 268 pessoas no total, sendo 120 solicitações do Cartão do Idoso e 46 requerimentos para ingresso no BPC, além de orientações quanto à revisão cadastral do Bolsa Família.

“Agora eu vou poder visitar meu cunhado e meu sobrinho, que moram em São Miguel dos Campos e Roteiro. Faz mais de três anos que eu não vejo os dois”, disse a dona de casa Maria Cícera Pereira, de 67 anos, que já recebe o BPC e foi ao Dia D com o esposo, o aposentado Jorge Pedro da Silva, de 66 anos.

“O dinheiro do mês só dá para pagar as contas de energia, de água e os remédios. Não sobra nenhum para viajar para outra cidade. Com o Cartão do Idoso, isso vai ser diferente”, comemorou Dona Maria Cícera.

De acordo com o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, que participou das atividades do Alagoas Social, o programa deverá ser novamente levado à região, uma vez que houve dificuldade no deslocamento de possíveis beneficiários, devido ao mau tempo na região atendida pelo Dia D.

“Faço uma avaliação muito positiva, apesar da chuva intensa na região, durante toda a manhã desta segunda-feira. Fizemos 120 emissões do Cartão do Idoso, 46 cadastramentos no BPC e 102 orientações diversas. Considero o dia de hoje extremamente positivo, mas vamos voltar a essas cidades para aumentar o número de beneficiários, principalmente do BPC”, disse o secretário.

A importância da inclusão de moradores da região nos cadastros do BPC também foi destacada pela deputada Jó Pereira. Nos municípios atendidos nesta segunda-feira, 939 idosos e pessoas com deficiência foram identificados com o perfil para o benefício. Isso representa um incremento de R$ 826.320,00 nos repasses mensais, cerca de R$ 9,9 milhões por ano para a região.

“A ação como um todo é muito positiva, porque o Governo do Estado se faz presente em toda a região. Com a busca pelo aumento nos cadastro do BPC, a Seades contribui efetivamente com a economia local porque, com o aumento nos repasses, nós também aumentamos a circulação de dinheiro no comércio local. A gente só tem a agradecer”, disse a parlamentar.

O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, incapacitadas para a vida independente, em qualquer faixa etária. Nos dois casos a renda familiar per capita deve ser inferior a ¼ do salário mínimo. Para ter direito ao Cartão do Idoso, o requerente precisa ter mais de 60 anos e renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos.

A próxima edição do Alagoas Social acontece nos dias 22 e 23 deste mês, durante a edição do Governo Presente no Sertão alagoano, com sedes em Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Pão de Açúcar.

Por Agência Alagoas/Aqui Acontece por Petrônio Viana/AgênciaAlagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website