Horário Político Sem Libras = Surdos Sem Votar

Descrição da imagem:  homem que é visto da cintura para cima, está usando uma camisa branca com listras vermelha e está segurando um cartaz com os dizeres: Horário Político Sem Libras = Surdos Sem Votar.Partidos descartam Libras no horário político e criam barreira a deficientes. Desde que começaram as propagandas políticas na televisão e apenas alguns candidatos utilizaram intérprete em Líbras, apesar da legislação permitir a substituição do tradutor por legenda, a fonoaudióloga da Associação de Pais e Amigos de Surdos de Campinas (Apascamp) explica que o texto dificulta a compreensão diferente da linguagem escrita. 

A justificativa da maioria dos candidatos é a dificuldade técnica e financeira de gravar a intérprete e, em seguida, sobrepor à imagem do candidato. Além disso, alguns candidatos mencionaram a dificuldade de encontrar profissionais para este tipo de trabalho. Uma campanha está movimentando as redes sociais do Brasil inteiro, Horário Político Sem Libras = Surdos Sem Votar, um dos idealizadores aqui em Jaguariúna, é o professor Eduardo Camilo que trabalha há 35 anos com os deficientes auditivos . “O objetivo da campanha é para que os políticos se conscientize e apresentem seus programas de TV com o auxílio de um intérprete de linguagem de sinais (Libras) para que eles também possam acompanhar e entender as propostas dos candidatos. Nós temos figuras de linguagem, expressões idiomáticas; como um surdo irá votar sem poder sequer ouvir as propostas dos candidatos.

A campanha tem como objetivo arrecadar um milhão de fotos com pessoas segurando a plaquinha com o slogan do projeto.” explicou. Ainda segundo Camilo na cidade de Jaguariúna cerca de 3 á 5% dos morados são deficientes auditivos, sendo que apenas 87 são cadastrados. Mas o numero de surdos pode ultrapassar os 5%. O deficiente auditivo é a pessoa que não tem até 95% da audição, já surdo são as pessoas que perderam 100% da audição. O professor defende a importância da linguagem de libras. Na escola Amâncio Bueno por exemplo existem 6 professores que atendem a população e os alunos surdos. Atualmente Jaguariúna conta com uma Associação de Surdos dentro da Escola Mundial e também com a COMPEJ (Conselho Municipal de Pessoal com Deficiência) que já atua deste de setembro de 2013 e que tem o apoio da Secretaria de Assistência Social. A COMPEJ ganha no mês que vem uma sala no Jaguar Shopping onde poderá receber as pessoas com deficiência auditiva e ajudá-las.

A campanha continua ganhando forças nas redes sociais e está cada dia ganhando mais adesões de populares, autoridades e famosos.  

fb49c89bd77467329ff0e159d258cd3b

90c44b81baa71cfe6abad5715128692f

993c2b35e34690f4a68e7159de829b1e

aa1bf6e4c4b74edbff58cb20989bfe7b

d74cbc7f15919b8933a094c2b3c14c2a

Fonte: site Tribuna de Jaguariúna por Susi Baião.

2 thoughts on “Horário Político Sem Libras = Surdos Sem Votar

  1. Horário político sem libras # surdos sem votar certo também eu … eu quero sabe qual melhor eu preciso libras com TV toda Brasil e fora país como eu sou surdo profundo pedir ajudar libras com políticas ok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website