Gêmeas presas a cadeira de rodas mudam de vida com projeto piloto

As irmãs gêmeas Carina e Madalena têm 32 anos e vivem desde os 14 presas a uma cadeira de rodas devido a uma deficiência congénita. Desde essa altura vivem no rés-do chão de um prédio na Avenida da República, em Lisboa, onde a sua mãe é porteira e tem a disponibilidade necessária para ajudá-las a sair e entrar no carro, entre tantas outras tarefas.

Porém, agora, as duas veem uma nova oportunidade para mudar a sua vida. Tudo graças a um projeto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa para qual as duas irmãs foram selecionadas e através da qual podem ganhar a independência que tanto ambicionam. E mais, dar “mais liberdade” à sua mãe, dizem ao Público.

O projeto, gerido pela associação Centro de Vida Independente, pretende, com verbas disponibilizadas pela autarquia, permitir que pessoas com deficiência possam obter apoio de assistentes em sua casa.

“Quando sair de casa vou começar a uma nova etapa de vida em que vou poder ser eu e não eu mais a minha mãe”, diz Carina, que revela que sempre temeu ir parar a uma instituição quando a sua mãe já não estivesse em condições de a ajudar.

Para além das duas irmãs, mais três pessoas vão usufruir deste apoio. A escolha não foi fácil e teve em conta “os ganhos pessoais e de objetivos tangíveis”, bem como “outros ganhos, como familiares ou habitacionais” obtidos pelos candidatos.

O projeto incluiu a seleção dos assistentes que serão contratados, sendo que a última palavra cabe sempre aos candidatos, dado que terão que ser eles a selecionar a pessoa que querem ter a seu lado.

Diogo Dias, presidente da direção desta associação, espera que o projeto se alargue a outras zonas do país, servindo de exemplo a outras autarquias, e que o Governo “assuma a responsabilidade” que tem em proporcionar aos cidadãos com deficiência a possibilidade de uma vida digna.

Fonte: site Notícias ao Minuto – Foto: DR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website