Festival mostra talento de pessoas com deficiência

Na próxima sexta-feira (25) e sábado (26), a partir das 18h, o Parque Potycabana será palco da primeira edição do Festival de Música Eficiente do Piauí, que contará com apresentações de música, danças e corais, organizadas por instituições de atenção às pessoas com deficiência. O evento tem o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A organização do festival é da Fundação Firmino Lacerda e Associação Cultural dos Amigos da Música Eficiente (Acame).

O objetivo é divulgar o talento das pessoas com deficiência para uma maior inclusão dos mesmos no cenário cultural de Teresina. Além disso, a iniciativa procura resgatar a cidadania dessas pessoas por meio da música, apresentando a capacidade de obter sucesso com a arte, apesar das dificuldades.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, “as pessoas com deficiência terão a oportunidade de mostrar seus talentos para todos. Isso é muito gratificante para todos que fazem a política de inclusão no estado do Piauí”.

Segundo o coordenador da Banda Música Eficiente, João Gilberto Oliveira, “o evento é de grande importância, pois a população vai conhecer músicos com grandes talentos, além da oportunidade de inserir ainda mais esses cidadãos na sociedade. A expectativa é muito boa, e nossa intenção é que o festival tenha continuidade e proporção para contemplar todo o estado do Piauí”, afirma João Gilberto.

O Projeto Música Eficiente foi criado há três anos e funciona no Centro de Ensino Profissional de Tempo Integral Escola Pequena Rubim (Cefti), no bairro Mocambinho, zona Norte da capital. São atendidas crianças e adolescentes de 04 a 17 anos, com diferentes tipos de deficiência, como síndrome de Down, autismo e deficiência física, visual, auditiva e intelectual. Em breve, o projeto terá uma nova sede para melhorar o atendimento dos mais de 100 alunos acompanhados pelo Cefti.

Fonte: Portal AZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website