Festival de Inverno de Bonito garante acessibilidade à pessoas com deficiência

O direito de pessoas com deficiência à cultura está garantido no 17º Festival de Inverno de Bonito. A intenção dos idealizadores da galeria de artes plásticas e do espaço da literatura, ao oferecer este serviço, é a de sensibilizar os participantes do evento para a importância dos recursos acessíveis, tanto no campo da cultura,do turismo, da educação, entre outros.

“A sociedade ainda tem a visão que o lugar das pessoas com deficiência é em casa, que o mundo não é para eles. Mas esta mentalidade é muito antiga e as pessoas com deficiência têm que saber que hoje existem muitos recursos que podem ajudá-las a expandir a sua percepção dos lugares que percorre”, explicou Ivone dos Santos, especialista em acessibilidade cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O recurso que está disponível para o público é a audiodescrição, um tipo de acessibilidade comunicacional que possibilita às pessoas com deficiência ver as imagens por meio das palavras. Por meio da narração, ela dá elementos para que estes usuários especiais consigam construir imagens mentais acerca de suas vivências. Pode inclusive ser utilizada por pessoas com deficiência intelectual, baixa escolaridade, dislexia ou por idosos. A audiodescrição está prevista em lei. “Nós fazemos audiodescrição de espetáculos de ópera, teatro, de filmes, de matérias jornalísticas e até para ambientar museus e passeios turísticos. Por meio dela, o aluno também consegue ter acesso ao livro didático”, explicou Cândida Alves, audiodescritora do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV-MS).

O braile também um recurso que está sendo disponibilizado. Segundo as primeiras especialistas em acessibilidade cultural de Mato Grosso do Sul, ele é mais utilizado para quem já tem mais autonomia e são capazes de ler sem o auxilio de monitores. “Muitos preferem utilizá-lo para se sentirem mais empoderados”, finalizou Ivone.

Fonte: site A Crítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website