Feira cadastrará pessoas com deficiência para 5 mil vagas

Dilson Lopes trabalha, há 23 anos, como ascensorista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro da cidade. Quando fala do longo período de atividade, ele, que tem uma deficiência auditiva, faz questão de destacar, além de sua experiência, o que testemunha no dia a dia: histórias de outras pessoas que superaram também suas dificuldades. E torce para ver essas cenas se repetirem. No próximo sábado, muitas outras trajetórias parecidas deverão ser iniciadas. É que, em Copacabana, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) promoverá o Ato de Cidadania e cadastrará pessoas com deficiência para cerca de cinco mil postos reservados especialmente para elas, de acordo com a legislação.

— A lei abriu muitas portas. Essas pessoas procuram, batalham por trabalhos, e as empresas devem oportunidades a elas. Elas têm uma capacidade profissional enorme. Eu convivo com outras pessoas com deficiência, e elas cumprem muito bem suas tarefas — avalia o ascensorista.

A inscrição de interessados ocorrerá num estande, que receberá os currículos, das 10h às 13h. O sindicato adianta que os postos serão para atuar em recepção, portaria, limpeza e administração.

A cota de pessoas com deficiência, segundo a lei, é de 5% do efetivo das empresas, e esse número (cinco mil) é mais ou menos o total de vagas que temos abertas no município. O número de postos é expressivo — diz o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia: — No nosso setor, o profissional tem um esforço físico diário. Nem todas as deficiências permitem esse trabalho. Então, temos dificuldade de cumprir a cota. Por isso, aproveitamos eventos como esse para preencher o banco de dados.

A Click Service é uma das contratantes.

— Abrimos vagas para auxiliar de serviços gerais, ascensorista, telefonista, recepcionista e mensageiro. Temos uma cota de 60 pessoas a cumprir. E nossa experiência com elas é ótima — diz o gerente de RH, Volnei Neves.

Aproveite as oportunidades

Ato de Cidadania – O Ato de Cidadania acontecerá durante a 9ª Ação Ambiental Febrac, no Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios. O evento será na Praia de Copacabana, em frente ao hotel JW Marriott (Avenida Atlântica 2.600). Além de vagas para pessoas com deficiência, haverá chances para beneficiários reabilitados que tenham participado do Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social.

Outras chances – O EXTRA consultou empresas sobre chances voltadas para pessoas com deficiência. Veja como se candidatar a seguir.

Mundial – A rede de supermercados tem 20 vagas. Os candidatos podem deixar seus currículos no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma loja ou na central de distribuição da empresa, às segundas-feiras. O endereço é Avenida Itaoca 2.532, em Inhaúma.

Via Varejo – O grupo que reúne Casas Bahia e Pontofrio tem um programa de contratação o ano todo. Os interessados devem levar um currículo e um laudo médico a qualquer loja. Há também um programa de aprendizes com deficiência, a partir de 16 anos. Site: www.viavarejo.com.br.

Luandre – A consultoria de RH tem três vagas: duas para assistente comercial e uma para técnico de cooperativa de rede. Site: www.luandre.com.br.

TIM – O programa de estágio oferece 200 vagas. É aberto também para pessoas com deficiência. Inscrições até hoje, no site www.tim.com.br.

Drogarias Tamoio – São 23 vagas para operadores de caixa, farmacêuticos e balconistas. Envie o currículo para rh@redetamoio.com.br ou selecao.drogasmil@d1000varejofarma.com.br.

Caçula – A empresa recebe currículos, durante todo o ano, no SAC de suas filiais ou pelo e-mail rh.curriculos@cacula.com.

Catho – O site Catho cadastra pessoas com deficiência gratuitamente . Além disso, na ida a uma primeira entrevista de emprego agendada pela plataforma, o candidato ganha um voucher de R$ 20 para usar num carro chamado pelo Easy Táxi.

Fonte: site do jornal Extra por Ana Clara Veloso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website