Desafios e conquistas de deficientes são temas de seminário

Descrição da imagem: em uma sala dois alunos estão sendo ensinados por um professor a tocar o instrumento tambor.Em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no domingo (21), o auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Santa Lúcia, Vitória, recebe nesta quarta-feira (17), o 1° seminário de discussão sobre os direitos e as conquistas desse público. Com o tema ‘Construindo Valores e Fortalecendo a Cidadania’, o evento acontece a partir das 8h até as 17h, reunindo participantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) e profissionais da assistência social.

Dando início ao evento, o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Isaías Dias, ministra a palestra ‘A Trajetória das Pessoas com Deficiência: Avanços e Desafios da Antiguidade à Contemporaneidade’.

Em seguida, sobe ao palco a professora doutora Lilian Pereira Menenguci, e os mediadores Placidino Gomes de Oliveira Júnior e Durvalina Maria Sesari Oliosa, que juntos serão responsáveis por ministrar a palestra ‘O Papel da Família e da Sociedade no Processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Políticas Públicas’.

Ainda dentro da programação, haverá um debate com o tema ‘Os Principais Avanços e Desafios na Implementação e Execução das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência no Município de Vitória‘. Na mesa redonda estarão reunidas as secretárias municipais de Assistência Social, Clarice Imperial; de Saúde, Daysi Koehler Behning; de Educação, Adriana Sperandio; de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Zanotelli, e de Gestão Estratégica, Lenise Loureiro. O debate será mediado pelos representantes do Comped, Rogério Eller e Vandercy Soares Neto.

Ao todo, 230 vagas foram abertas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória, mas, segundo informou a Secretaria, todas já foram preenchidas.

Fonte: site G1.com Do G1 ES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website