Conheça o maestro João Carlos Martins e sua história de superação

O que é a música para você? Para uma criança de 5 anos a música foi a sua salvação. Essa história de superação é do Maestro João Carlos Martins, submetido a uma cirurgia de retirada de um tumor benigno do pescoço, quando tinha apenas 5 anos. Uma operação mal sucedida que deixou o garoto com uma fístula na pele e que sempre que comia, o alimento vazava pela lesão.

Foto do Maestro João Carlos Martins com o Publicitário Fernando Tôrres, criador do Blog Sempre Incluídos.Uma época difícil e que fez do maestro um garoto complexado. E ao perceber o seu comportamento o pai do garoto o presenteou com um piano e então, ele começou a estudar com o apoio do pai que sempre dizia: “Nós vamos perseguir o sonho de você se curar e você ficará curado”.

Aos 8 anos, João Carlos Martins passou pela segunda cirurgia e ficou bom, ganhou mais confiança e se dedicou ainda mais ao piano, onde já pretendia seguir carreira. Desde então, João Carlos Martins passou a ser aclamado e teve o prazer de tocar nos maiores teatros do mundo, até que um acidente comprometeu seus movimentos do lado direito do corpo e que por uma decisão médica um nervo que fazia a ligação entre o centro do cérebro e a periferia do braço foi cortado. A partir daí não seria mais possível tocar piano com as duas mãos.

E como se tudo isso já não fosse o bastante, cinco anos depois descobriram um tumor em sua mão esquerda. E aos 63 anos ele ouviu do seu médico que nunca mais ele tocaria piano. Morre um pianista e nasce um maestro. No dia seguinte João Carlos Martins se inscreveu em aula de regência e se apresentou em Paris e Londres, formou a orquestra Bachiana Filarmônica, trabalhou com jovens carentes dos bairros da periferia de São Paulo, sempre se lembrando do que seu pai dizia: “Persiga seu sonho que um dia ele virá atrás de você”.

E apesar de receber críticas de alguns educadores com relação a real motivação da música no comportamento das pessoas, o Maestro João Carlos Martins defende de corpo e alma, que a música é libertária, uma ferramenta para reabilitação social.

Esta história de superação nos mostra que ele não se entregou na primeira dificuldade que a vida lhe impôs, e muito menos na última e continuou e continua lutando até hoje. Um exemplo de vida, automotivação e superação.

E o que nós podemos aprender com esta história? Nossa vida é composta de desafios e tomada de decisões, que podem nos levar ao sucesso ou ao fracasso. É preciso entender que esses desafios vêm para o bem, e não é possível crescer sem enfrentar os desafios, e obstáculos que a vida nos impõe. E foram justamente por todos os desafios, metas e obstáculos que surgiram na vida do Maestro João Carlos Martins, que ele hoje, é um exemplo uma inspiração para todos nós.

Para cada dificuldade que surge na vida das pessoas, é preciso saber ver o lado positivo, tirar o aprendizado e seguir em frente. Não se pode perder a esperança e nunca deixar de sonhar. “Sonhar não custa nada, e quando o sonho se torna realidade é melhor ainda”.
Se você se vê dentro dessa realidade de querer se superar, alcançar seus objetivos, metas, definir estratégias para realizar seus sonhos, o coaching é uma metodologia que poderá te auxiliar neste caminho.

Fonte: Portal IBC – Foto do Maestro João Carlos Martins com o Publicitário Fernando Tôrres, criador do Blog Sempre Incluídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website