Comunicação entre deficientes auditivos vira documentário

No dia 16 de dezembro, às 20h, alunas do curso de jornalismo da PUC-PR lançam documentário “A voz do silêncio” na Cinemateca. Produção aborda as possibilidades comunicacionais entre deficientes auditivos. Ingressos são gratuitos e classificação é livre.
Direção é de Aline Przybysewski, Etiene Mandello, Rosane Cadena e Virginia Crema. Filme é trabalho de conclusão de curso das formandas, orientado por Celina do Rocio Paz Alvetti. Nasceu do projeto “O jornalismo como instrumento de inclusão e construção da identidade do deficiente auditivo”, de autoria das garotas.
Numa época em que tanto se fala de igualdade e pluralidade, as alunas discutem a visibilidade dos portadores de deficiências auditivas nos meios de comunicação. Utilizando personagens reais, abrem portas para um assunto que tem pouco espaço na mídia e no cotidiano, mas permeia a vida de pessoas que se veem excluídas por uma maioria que ouve e fala perfeitamente.
Sinopse
Duas histórias, futuros diferentes e um mesmo desafio. Ao nascer no silêncio, a criança vive das escolhas feitas por sua família. Em um Brasil com 9,7 milhões de deficientes auditivos, quais caminhos escolher? Como viver em um mundo repleto de sons? Quais as possibilidades para uma criança com deficiência auditiva desenvolver a comunicação? Mário, Miguel e Murilo respondem a essas questões.
Fonte: site Catraca Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website