Central de Libras é inaugurada em Juiz de Fora

A central de libras foi inaugurada nesta segunda-feira (22), em Juiz de Fora. A iniciativa disponibiliza dois intérpretes da língua brasileira de sinais para ajudar pessoas que têm dificuldade de comunicação. Os profissionais ficam à disposição e podem acompanhar os deficientes auditivos em atividades do dia a dia. A Central fica na Rua São Sebastião, nº 750, no Centro, e é a terceira a ser criada em Minas Gerais, depois de Belo Horizonte e Uberlândia.

Uma lei de 2002 trata das formas de acesso e comunicação das pessoas surdas e estabelece, entre outras, a criação das centrais de libras ou de estruturas semelhantes. A inclusão da pessoa com deficiência prevê o acesso aos serviços públicos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, explicou os benefícios da central de libras. “O grande ganho dessa central é que ela vai permitir que seja feito um agendamento por telefone ou pela internet e, a partir daí, essa família será atendida de acordo com a sua necessidade”, afirmou.

Para a chefe do departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Thaís Altomar, a central vai facilitar a comunicação, que é um direito de todos. “É uma garantia de informação da pessoa surda encontrar nos serviços públicos um atendimento de qualidade através de uma comunicação acessível”, contou.

A dona de casa Fabiana Caetano tenta superar esse desafio aos poucos. Ela perdeu a audição quando era criança e há um ano e meio se casou com um deficiente auditivo. O casal relatou que tem dificuldade para ter acesso a alguns serviços, inclusive os públicos, como atendimento médico, em lojas e mercados.

O novo desafio da vida da Fabiana foi a maternidade. Ela teve filho há sete meses. Os médicos fizeram os exames e ele também nasceu com a audição comprometida. A família torce para que quando ele começar a ir à escola, as políticas públicas estejam mais acesíveis.

Fonte: site G1.com Zona da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website