Célula-tronco pode reverter “cegueira da idade”

Estima-se que metade das pessoas com alguma deficiência visual sofra de degeneração macular, que acomete indivíduos a partir dos 50 anos

Uma nova cirurgia promete devolver a visão a quem sofre da “cegueira da idade”, como é chamada a forma mais grave da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

De acordo com o jornal “O Globo”, médicos britânicos do Projeto de Londres para Curar a Cegueira divulgaram na terça-feira que obtiveram sucesso no primeiro implante de células-tronco no olho de uma paciente de 60 anos com essa doença, realizado há um mês. De acordo com eles, esse é “um grande passo” no combate a esse mal, a causa mais comum de perda de visão no mundo.

Estima-se que metade das pessoas com alguma deficiência visual sofra de degeneração macular, que acomete indivíduos a partir dos 50 anos. No Brasil, a enfermidade afeta cerca de 2,9 milhões, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

O procedimento desenvolvido na Inglaterra consiste em implantar, na parte de trás da retina, células-tronco embrionárias que foram transformadas em células do epitélio pigmentar da retina, o tecido que fica sob a mácula e é prejudicado pela DMRI. É no epitélio pigmentar que ficam os fotorreceptores da mácula, isto é, as células responsáveis por captar a luz e formar as imagens. Há dois tipos dessas células: os cones, que permitem a visão central, e os bastonetes, ligados à visão periférica. Quando a mácula começa a se degenerar, as células cones são as mais afetadas, o que faz com que os pacientes passem a enxergar um borrão escuro no centro da visão.

Fonte: site do Jornal O Tempo.

One thought on “Célula-tronco pode reverter “cegueira da idade”

  1. ola meu nome é isaias
    esse tratamento com celulas tronco vai ser muito bom
    tenho retnose pigmentar
    quem dera eu podesse fazer esse tratamento seria uma grande benção de DEUS na minha vida.
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website