Cartão de Ponto: empresas brasileiras ainda buscam inclusão de pessoas com deficiência

Especialistas afirmam e números comprovam que ainda falta muito para que as empresas brasileiras estejam realmente preparadas para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho. Isso é o que aponta pesquisa da iSocial em parceria com a Catho e a ABRH-Brasil, revelando que 64% dos empregadores possuem dificuldade de enquadrar candidatos na cota estabelecida por lei, por falta de informação.

O estudo entrevistou 1.459 profissionais. Outro dado expressivo é que 86% das companhias contratam somente para cumprir a cota estabelecida. Cerca de 59% dos que participaram do levantamento consideram como principal obstáculo de inclusão nas empresas a “falta de acessibilidade”, seguido de “foco exclusivo no cumprimento da cota” (46%) e “baixa qualificação da PcD” (40%) e a falta de preparo dos gestores (35%). De acordo com o Ministério do Trabalho, o número de pessoas com deficiência ocupando uma vaga nas companhias é quase três vezes menor do que a real capacidade prevista na legislação.

Bahia terá Dia ‘D’ da inclusão

Na semana em que o Ministério do Trabalho realiza a mobilização para inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) e reabilitados no mercado de trabalho, dois municípios baianos promovem o Dia ‘D’ da mobilização, nessa sexta. Pelo menos 50 empresas em Salvador e 73 em Feira de Santana foram convidadas a comparecer e ofertar vagas. A ação acontece na Unidade Central do SineBahia em Salvador e na Casa do Trabalhador em Feira, das 8h30 às 17h. Uma das empresas participantes é a CCR, com 25 vagas para agentes de atendimento e de bilheteria, operador de trem, entre outras funções.

ATENÇÃO! O conteúdo de cada matéria postada neste blog com a fonte devidamente citada é de inteira responsabilidade do seu autor (a) ou do veículo de comunicação que ele (a) faz parte.

Fonte: site Correio 24 horas por Lucy Brandão Barreto com imagem da Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website