Caminhada pela doação de órgãos

Descrição da imagem: no Parque Municipal de Belo Horizonte, várias pessoas caminham segurando uma faixa com os dizeres: Caminhantes - Caminhada pelo transplante de órgãos do Hospital das Clínicas/Universidade Federal de Minas Gerais.Pacientes transplantados e em fila de espera e seus familiares vão às ruas neste sábado em uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Eles vão participar da quinta edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, realizada pelo Hospital das Clínicas, no Parque Municipal. O evento será realizado entre 8h e 11h, e vai contar com ações de promoção de saúde e apresentações culturais. 

Além do exercício e da disseminação de informações sobre a doação de órgãos, pacientes transplantados irão falar sobre suas experiências. Em Minas, 2.438 pessoas esperam por um órgão, segundo dados de agosto do MG Transplantes. “Sempre participo das caminhadas e no sábado vou contar minha história. Com a operação, recuperei minha vida”, diz o transplantado Roosevelt Silva, 69.

Silva se submeteu a um transplante de fígado há três anos. Ele tinha cirrose e antes da cirurgia já não conseguia se comunicar. “Eu não reconhecia as pessoas e estava com 104 kg, falava com a língua enrolada. O transplante me reanimou”. Hoje, Silva pesa 80 kg, faz academia três vezes por semana e não deixa de comparecer a nenhuma consulta de acompanhamento médico. “Peço muito para que as pessoas doem”.

A enfermeira do grupo de transplantes do Hospital das Clínicas e organizadora do evento, Malvina de Freitas, conta com a participação da população. “Há cinco anos o evento é um sucesso. Até as pessoas que estão apenas aproveitando o dia no parque acabam participando”.

Programação. Entre as ações promovidas pelo hospital estão aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Haverá ainda apresentação de percussão do grupo Árvore da Vida, um número de dança dos alunos do colégio Logosófico e uma apresentação de tae-kwon-do dance do Núcleo de Assistência Social Cultural e Esporte Recreativo (Nascer).

Referência no Estado

Procedimentos. O Hospital das Clínicas da UFMG é o principal centro transplantador do Estado. No primeiro semestre de 2014, foram realizados 143 transplantes no centro de saúde. No ano passado, esse número foi de 210. Em 2012, foram 186 procedimentos.

Números. Segundo dados divulgados nessa quarta pelo Ministério da Saúde, os transplantes de órgãos no Brasil cresceram 84% de 2003 a 2013. O número de doadores, que era de 1.350 em 2008, subiu para 2.562 no ano passado.

Fonte: site do Jornal O Tempo por Aline Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website