Brasileiros criam app para ajudar surdos a pedirem serviços de emergência

Um aplicativo que visa possibilitar que deficientes auditivos solicitem serviços de emergência pelo smartphone, como bombeiros ou ambulâncias e sem ajuda de uma segunda pessoa, foi o primeiro colocado do Hackathon #DesenvolveSC. O evento reuniu recentemente desenvolvedores numa maratona de programação em Florianópolis, SC.

Batizado de “SOSSurdo”, o  app permitirá por meio de toques na tela acionar centrais de emergência de forma rápida e simplificada. A inspiração para a ferramenta veio após a dificuldade de um catarinense surdo em pedir ajuda por telefone para um parente que sofria convulsões.

Promovido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), Universidade Federal (UFSC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC), a maratona de programação também tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções que aproximem o poder público da população local.

Ao todo, dez equipes participaram da competição que durou 54 horas e premiou os três melhores projetos.

O segundo lugar ficou com o aplicativo “Prêmio na Nota” e a terceira posição com o “Vamos à Feira?”. O primeiro incentiva o usuário a pedir as notas fiscais de produtos e serviços concedendo pontos que podem ser trocados por prêmios; o outro ajuda a identificar feiras de produtos orgânicos credenciadas, com horários, locais de funcionamento e até sugestões de receitas com as frutas e verduras compradas.

Os três vencedores receberam R$ 5 mil cada e repassaram os códigos desenvolvido para o CIASC, que vai trabalhá-los distribuir os aplicativos, conforme o edital do concurso.

ATENÇÃO! O conteúdo de cada matéria postada neste blog com a fonte devidamente citada é de inteira responsabilidade do seu autor (a) ou do veículo de comunicação que ele (a) faz parte.

Fonte: site Idgnow por Redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website